FUMAÇA

Pilotos do EDA realizam o curso de Piloto Operacional de Demonstração Aérea

Ao total, eles vão realizar 80 missões
Publicada em: 21/04/2016 08:32
Imprimir
Fonte: EDA
Edição: Agência Força Aérea, por Ten João Elias

Treinamento de voo de do dorso  Cap ArantesDois pilotos da Esquadrilha da Fumaça realizam treinamentos referentes ao curso de Piloto Operacional de Demonstração Aérea (PODA): o Capitão Cléryson Wander Teixeira, piloto Ala Direita, número dois, e o Tenente Lucas Pacheco Yoshida, Ala Esquerda, número três. Atualmente, eles finalizam o "Módulo Básico", que consiste em 25 missões.

“O curso é dimensionado para qualquer piloto, independentemente de sua aviação. No primeiro módulo, nós aprendemos algumas coisas como o voo em dorso (de cabeça pra baixo) e leva certo tempo para que o nosso cérebro possa se acostumar com a necessidade de usar os comandos de voo de maneira invertida nessa situação", ressaltou o Capitão Wander.

Cap Wander treina voo de dorso na posição #3  Sgt RibeiroAs atividades iniciaram em fevereiro. A próxima etapa será o “Módulo Avançado”, quando os pilotos passam a realizar exercícios específicos de suas posições de voo. Esse módulo é dividido em três partes, sendo a primeira realizada com dois aviões, seguida de quatro e, depois, de seis e sete.

No total, serão 80 missões. Satisfeito com o andamento do curso, o Capitão Wander falou sobre o que espera das próximas etapas. “Minha expectativa é muito boa, pois percebo que, a cada dia, o controle da aeronave melhora, fazendo com que possamos avançar de acordo com as necessidades de cada missão”, ressaltou.

  Fumaça - O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça, é constituído por sete aeronaves. Cada piloto recebe uma numeração de acordo com a posição que ocupa na formação. Durante a demonstração, o EDA pode realizar mais de 50 manobras.  

Assista abaixo ao vídeo que mostra manobras da Esquadrilha da Fumaça a partir das câmeras instaladas nas aeronaves A-29 Super Tucano: