DIA DO EXÉRCITO

Tenente-Brigadeiro Rossato presta homenagem ao Exército Brasileiro

Instituição celebra 368 anos de criação com cerimônia militar em Brasília (DF)
Publicada em: 19/04/2016 16:40
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Evellyn Abelha

  Cb V. Santos/CecomsaerO Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, saudou o Exército Brasileiro pelos 368 anos da instituição militar, celebrado nesta terça-feira (19/04). Em nome da Força Aérea Brasileira e da Marinha do Brasil, o oficial-general proferiu um discurso dirigido ao Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, parabenizando todos os homens e mulheres que fazem parte da organização. A cerimônia aconteceu no Quartel General (QG) em Brasília (DF).

"Ao saudar cada um dos integrantes do Exército Brasileiro por sua data comemorativa, exalto aqueles que foram os pioneiros na luta pela liberdade e acenderam a chama do sentimento patriótico da nação. Enalteço a valiosa herança histórica dos integrantes do passado que sacrificaram a vida a lutar por uma nação livre e mais justa. Ao mesmo tempo que exalto esse legado, estou convicto de que pelos diuturnos esforços de seus integrantes há de manter o elevado patamar de reconhecimento e respeito perante a sociedade brasileira", destacou o Tenente-Brigadeiro Rossato em seu discurso.

  Cb V. Santos/CecomsaerParticiparam da solenidade membros do Alto-Comando da Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira, além de autoridades do Ministério da Defesa e adidos militares de forças estrangeiras no Brasil. Após a cerimônia de saudação, os oficiais-generais acompanharam a inauguração de um quadro comemorativo, intitulado "O Comandante", obra do Coronel da reserva Pedro Paulo Cantalice Estigarríbia.

Os militares também acompanharam a formatura comemorativa ao Dia do Exército, realizada na Concha Acústica do Setor Militar Urbano. A solenidade foi presidida pelo Ministro da Defesa Aldo Rebelo que, acompanhado do General Villas Bôas, recebeu as honras de gala, com salvas de tiro de canhão, e foi recepcionado pelas autoridades presentes.

  Cb V. Santos/CecomsaerEm suas palavras, o Ministro destacou momentos históricos da instituição e a atuação dos militares. “A história do Exército Brasileiro confunde-se com a trajetória da construção de nosso País e de nossa identidade nacional. Celebramos, hoje, a Data Magna de uma Instituição que, assim como a Marinha e a Aeronáutica, é desprovida de qualquer busca por protagonismo fácil no cenário político institucional. As Forças Armadas ajudam a formar o pensamento nacional e a modelar os objetivos permanentes do País”, enfatizou.

Durante a cerimônia foi entregue a Ordem do Mérito Militar (OMM) a 287 agraciados, dentre eles a Universidade da Força Aérea (UNIFA), que foi condecorada com a honraria imposta sobre o estandarte da unidade. Diversos militares da FAB também receberam a homenagem destinada a distinguir aqueles que praticaram ação destacada ou serviço relevante em prol da instituição. Civis e militares de outras forças também receberam a Medalha Exército Brasileiro.

  Cb V. Santos/CecomsaerAlém do tradicional desfile militar com integrantes do Batalhão da Guarda Presidencial (BGP) e do Primeiro Regimento de Cavalaria de Guardas (1º RCG), foi montada uma exposição com materiais de emprego militar, entre eles a viatura lançadora múltipla Astros, blindados de reconhecimento, o veículo blindado de transporte de pessoal Guarani e o radar Saber, também utilizado pela FAB.

19 de abril - Dia do Exército Brasileiro (vídeo):