SOLIDARIEDADE

Militares de Canoas doam mais de 80 bolsas de sangue

O gesto contribui para aumentar o volume do estoque no Hemocentro, podendo salvar vidas
Publicada em: 13/04/2016 13:50
Imprimir
Fonte: V COMAR
Edição: Agência Força Aérea, por Ten João Elias

  O Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), localizado em Canoas (RS), realizou (12/04) a Primeira Campanha de Doação de Sangue de 2016. O objetivo é contribuir com a manutenção do estoque de sangue do Hemocentro que redistribui o material aos hospitais situados na região metropolitana de Porto Alegre.

Ao total, 120 militares e servidores civis se cadastraram, voluntariamente, para realizar a doação. Médicos e técnicos de enfermagem do Hospital de Aeronáutica de Canoas (HACO) apoiaram a equipe do Hemocentro na verificação de pressão arterial, pulso e temperatura. Já o Núcleo de Serviço Social do V COMAR (NUSESO) foi o responsável pela realização dos cadastros e a entrevista com os possíveis doadores.

  A primeira doação foi feita pelo Comandante da unidade, Major-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas. Em todo o período da manhã, foram contabilizadas 49 bolsas de sangue e, na parte da tarde, mais 39 bolsas, totalizando 88 doações.

A Sargento Mariane Juwer de Oliveira superou o nervosismo e o medo de doar sangue pela primeira vez e já se prontificou a participar das próximas campanhas. “A tensão não é nada comparado a sensação de ajudar ao próximo, estou me sentindo muito feliz”, disse.

Como agradecimento, as crianças da Escola Maternal Jardim de Infância Recanto Alegre (EMJIRA), vinculada ao V COMAR e tendo como parceira a Prefeitura de Canoas, produziram cartões de agradecimento. O mascote HEMOTCHÊ realizou a entrega e encorajou os militares da unidade.

  A ação, que será realizada bimestralmente nas unidades do V COMAR, já tem nova edição marcada para acontecer em junho, na Base Aérea de Canoas (BACO).

Para a Assistente Social Maria de Lourdes Peck, da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS), o projeto de doações bimestrais será muito importante para os números do Hemocentro.

“Aumentar a periodicidade e o volume das doações é fundamental para garantir o atendimento dos mais de 52 hospitais conveniados em Porto Alegre, na Grande Porto Alegre e no Interior do Estado”, concluiu.