COMEMORAÇÃO

Uma década da aeronave H-60L operando na FAB

Dois esquadrões da FAB utilizam o helicóptero em suas missões
Publicada em: 27/07/2016 09:00
Imprimir
Fonte: 7º/8º GAV
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Emília Maria

No ano de 2016, o 7° Esquadrão do 8° Grupo de Aviação (7º/8º GAv) - Esquadrão Harpia - completa 30 anos de existência e, juntamente com essa expressiva marca, comemora também 10 anos desde que as aeronaves H-60L Black Hawk chegaram à Força Aérea Brasileira.

No dia 27 de julho de 2006, teve início uma nova era no 7º/8º GAv. Nesta data, os primeiros pilotos de Black Hawk do Esquadrão Harpia recebiam em Huntsville, nos Estados Unidos, a primeira aeronave H-60L do Esquadrão, o FAB 8901. O translado teve início no dia 29 de julho e durou 06 dias.

Até a chegada a Manaus, a tripulação cruzou várias cidades dos EUA e ilhas da América Central para enfim adentrar ao território brasileiro por Boa Vista (RR). Na chegada, houve uma cerimônia militar na Base Aérea de Manaus (BAMN), com a presença de todo efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Manaus, ficando o evento marcado pra sempre na história do 7º/8º GAv.

A chegada das novas aeronaves trouxe um grande ganho operacional para o Esquadrão. Maior capacidade de carga, maior autonomia, mais segurança, além da capacidade de operar 24 horas por dia, foram alguns dos principais pontos positivos dessa aquisição.

Entre as missões realizadas pelo 7º/8° GAv, estão as de infiltração e exfiltração de tropas (utilizando as técnicas de Rapel, Pouso de Assalto e McGuire), Busca e Salvamento (SAR) e Busca e Salvamento em Combate (CSAR), tanto na selva como no mar. Realiza também missões de apoio social e humanitário com as populações ribeirinhas e indígenas, atuando principalmente nas campanhas de vacinação do Ministério da Saúde, missões presidenciais, missões de ajuda humanitária a outros países, além de apoiar os mais diversos órgãos da FAB.

Na FAB, o 5° Esquadrão do 8° Grupo de Aviação (5º/8º GAv) - Esquadrão Pantera, sediado na Base Aérea de Santa Maria (BASM), no Rio Grande do Sul, também opera o H-60L.

Confira a matéria especial do Notaer sobre os 10 anos do Black Hawk na FAB:

imagens/original/28817/black 1.jpg
imagens/original/28817/black 2.jpg
imagens/original/28817/black 3.jpg
imagens/original/28817/black 4.jpg