ESPORTE

Defesa lança livro sobre participação do Brasil no 6° Jogos Mundiais Militares

Competição realizada em 2015 reuniu 7 mil atletas de 117 países
Publicada em: 09/04/2016 08:00
Imprimir
Fonte: Ministério da Defesa, por Débora Sampaio
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Jussara Peccini

  O Departamento de Desporto Militar (DDM), do Ministério da Defesa (MD), lançou um livro sobre o 6° Jogos Mundiais Militares. A competição foi realizada na República da Coreia, em outubro de 2015. A versão digital do livro já está disponível no site do MD e, em breve, a publicação ganhará versão impressa.

Idealizado pelo então diretor do DDM, Major-Brigadeiro Carlos Augusto Amaral, o livro conta com mais de 50 imagens das 24 modalidades disputadas nos jogos. Também faz parte da publicação o registro de como ocorreu cada competição. Participaram do mundial, que rendeu ao Brasil a classificação de segunda potência mundial no desporto militar, mais de sete mil atletas militares de 117 países.

De acordo com o livro, o Brasil foi destaque em várias modalidades esportivas, entre elas o atletismo. Nessa modalidade, a delegação brasileira, composta por 26 militares, conquistou oito medalhas: três de ouro, três de prata e duas de bronze. Outro destaque da competição é que o Brasil contou, pela primeira vez, com a participação de paratletas, o que resultou em uma medalha de prata na prova de arremesso de peso.

O histórico dos Jogos Mundiais Militares, informações sobre cerimônias de abertura e de encerramento da competição, depoimentos de autoridades do Ministério da Defesa ligadas ao desporto militar e do presidente do Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM), Abdulhakeem Alshano, também fazem parte da publicação.

Jogos Mundiais Militares - Organizados pelo Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM) desde 1995, a competição é realizada uma vez a cada quatro anos, sempre um ano antes das Olimpíadas.

Na 6ª edição do mundial, a delegação brasileira conquistou 84 medalhas, sendo 34 de ouro, 26 de prata e 24 de bronze. A próxima edição do mundial será em 2019, na China.

Clique aqui e baixe a versão digital do livro “6° Jogos Mundiais Militares”.