RIO 2016

Batalhão de Infantaria ministra Curso de Motociclista Militar

Batalhão de Infantaria da FAB realiza capacitação de motociclistas
Publicada em: 11/04/2016 14:25
Imprimir
Fonte: III COMAR
Edição: Agência Força Aérea, por Ten João Elias

  2S RochaComo parte da preparação da tropa para atuação nas ações de segurança e defesa dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 (JO2016), o Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial do Rio de Janeiro (BINFAE-RJ) realiza, até o dia 06 de maio, o Curso de Motociclista Militar – Batedor (CMMB) para 22 militares das Forças Armadas e das Forças Auxiliares. "Nosso objetivo principal é habilitar e capacitar o militar a fazer escolta de batedores em qualquer função para que for designado”, afirmou o coordenador do curso, Tenente de Infantaria Emerson Barreto de Azevedo.

O Pelotão, existente há 57 anos, tem por finalidade a escolta de autoridades que visitem a capital carioca. “Durante os Jogos, Chefes de Estado,   S1 J. Rodriguesautoridades e delegações precisarão de escolta para chegar aos seus compromissos e às competições dentro do tempo previsto, então, todas as forças de segurança estão sendo acionadas para que isso ocorra e com o mais alto grau de segurança”, explicou o Tenente Emerson. 

Após o curso, os motocilistas também ficam aptos para exercer diversas funções, participando de comboio para o transporte desde armamentos até aeronaves. Estão sendo ministradas instruções, como primeiros socorros, comunicações, mecânica, pilotagem básica, pilotagem avançada, abordagem a pessoas e a viaturas, pilotagem defensiva, armamento, munição e tiro, tiro embarcado, legislação, manobras evasivas, planejamento de escolta e técnicas de escolta.

“Com os Jogos, o movimento de autoridades aumentará bastante e, por consequência, a demanda de escolta também. Pra mim, fazer este curso significa estar apto para trazer mais segurança àqueles que precisarão”, ressaltou o Tenente de Infantaria Kleber Souza de Oliveira, do BINFAE-RJ.

Assista imagens do treinamento para Rio 2016: