CAPACITAÇÃO

Organização da FAB realiza Curso de Preparação para Operações de Lançamentos

Capacitação é realizada em dois módulos em Alcântara, no Maranhão
Publicada em: 12/04/2016 08:04
Imprimir
Fonte: CLA
Edição: Agência Força Aérea, por Ten João Elias

  O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realiza até sexta-feira (15/04) a primeira edição do Curso de Preparação para Operações de Lançamento (CPOL) deste ano. O objetivo é preparar novos operadores e colaboradores para atuarem nas atividades afetas a sua atividade-fim: preparar, lançar e rastrear engenhos espaciais e suas cargas úteis. Participam do treinamento 42 militares e servidores civis, pertencentes aos diferentes setores do CLA que atuam nas operações de lançamento, realizadas em Alcântara (MA).

O CPOL está dividido em dois módulos, sendo que neste primeiro momento, os participantes receberão instruções teóricas nas atividades de planejamento operacional, operações de lançamento, preparação e lançamento, segurança de superfície, segurança do trabalho, localização e radares, trajetografia e sincronização, telemedidas, operação da estação terrena do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em Alcântara, meteorologia, patrimônio, metrologia e gestão da qualidade.

Ao término da capacitação, os participantes realizarão visitas a todas as estações operacionais do CLA e serão submetidos a testes de avaliação. Aqueles que forem aprovados receberão a certificação de “colaborador qualificado” e estarão aptos a participarem do segundo módulo do CPOL, com conteúdo prático e específico relacionados às diferentes atividades operacionais executadas em operações de lançamento, recebendo a certificação de “operador da estação”, seja da estação Radar Atlas, da Radar Adour, de Telemedidas, de Meteorologia etc.

CLA realiza CPOL para militares e servidores civis  Sd BORGES/ CLA“O CPOL vem ao encontro da estratégia da Direção do CLA de implementar com efetividade a gestão e transmissão do conhecimento aos novos colaboradores, tendo em vista, a iminência de aposentadoria de parte de nossos servidores civis e a rotatividade dos militares que trabalham no Centro. Por outro lado, é a oportunidade de inserirmos os participantes do curso no ambiente operacional de um centro de lançamento com aulas temáticas. Assim, esperamos dotá-los de conhecimentos teóricos e práticos visando com que exerçam com segurança e desenvoltura as atividades afetas ao lançamento de engenhos aeroespaciais a partir do CLA”, explica o Diretor do CLA, Coronel Aviador Cláudio Olany Alencar de Oliveira.

História - O CPOL é regulado pela Tabela de Cursos da Aeronáutica (TCA) 37-15 de 2015 “Cursos e Estágios do DCTA para o ano de 2016”. Neste primeiro módulo, possui uma carga horária total de 40 horas-aula. A previsão é que o segundo módulo com atividades práticas e específicas nas estações operacionais tenha início em nove de maio. O curso foi realizado pela primeira vez no CLA no ano 2015 de maneira experimental e agora ganha caráter formal a partir da publicação na TCA 37-15.