INTERNACIONAL

Esquadrilha da Fumaça realiza sobrevoo com os Halcones

Parceria com o grupo de demonstração Chileno já é uma marca da Esquadrilha da Fumaça, que também realiza demonstrações em Santiago durante o fim de semana.
Publicada em: 02/04/2016 09:14
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Emille Cândido

  A estreia do A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça em céus estrangeiros aconteceu nesta sexta-feira (01) na maior Feira da aviação, segurança e defesa da América Latina, a FIDAE. Depois do voo de aprovação - momento em que a sequência de manobras é exibida à organização do evento - chegou a hora do voo sobre Santiago em conjunto com os Halcones, grupo de demonstração do país.

“A troca de experiências é fundamental para o nosso crescimento, especialmente com um grupo tão conceituado e reconhecido como os Halcones. É um prazer fazer parte dessa história. Participar dos primeiros voos internacionais do A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça é um motivador para crescermos ainda mais no relacionamento com as nações vizinhas”, ressalta o #5 Capitão Aviador Nilson Rafaelo O. Gasparelo.

A parceria entre a Esquadrilha da Fumaça e os Halcones já é marca registrada dos dois grupos. Segundo o Capitão Pablo Schonherr, número 5 do grupo da casa, a parceria profissional virou amizade e tradição que beneficia todos os militares. “Essa relação é provavelmente a mais próxima que temos com um grupo acrobático. Há respeito mútuo, admiração e reconhecimento. Nosso contato direto em eventos como a FIDAE só intensifica o intercâmbio de experiências e nos faz evoluir mutuamente”, relata.

    Demonstrações

A programação da Esquadrilha da Fumaça na FIDAE segue durante o fim de semana. A previsão é de que duas demonstrações aéreas sejam realizadas, uma no sábado (02) e outra no domingo (03). Além do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), o público geral poderá acompanhar shows com outras aeronaves, como o F-22 Raptor, e equipes de paraquedismo, além de conhecer de perto dezenas de aeonaves de vários países.

Com o fim das demonstrações no Chile, a Esquadrilha ainda segue para Córdoba, na Argentina, onde realiza a última demonstração dessa temporada fora do Brasil, no dia 05 de abril.