SOCIAL

Veja o envolvimento da FAB em ações sociais no mês de março

Diversas unidades de norte a sul do País realizaram ações que impactam positivamente na sociedade brasileira
Publicada em: 26/03/2016 09:00
Imprimir
Fonte: CLA, BASM, BAST, CLA, CECOMSAER
Edição: Agência Força Aérea, por Ten João Elias

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou diversas ações sociais em todo o País, no mês de março. A instituição promoveu campanhas de doação a entidades de caridade, ampliou o programa de assistência social e continuou a cuidar do País com o combate ao mosquito Aedes aegypti, além de reunir militares para a ação voluntária da doação de sangue.

Veja como foram essas iniciativas:

  Base Aérea de Santa Maria (BASM) - Rio Grande do Sul

Jovens do Centro de Apoio as Crianças com Câncer (CACC) visitaram a BASM. O objetivo foi levar distração para as crianças com a saúde delicada.

O grupo conheceu as instalações das unidades aéreas sediadas na base, o simulador de voo do avião de caça A-1 e, também, os cães de guerra do Canil Vento Divino.

Segundo o Orientador do CACC, Ubirajara, o contato das crianças com a base é muito importante. “Essa simples visita ajuda muito na recuperação delas. A aproximação com as máquinas que voam desperta nas crianças o desejo de melhorar, de querer fazer parte, o que acaba auxiliando no tratamento”, ressalta.

  Base Aérea de Santos – São Paulo

A Base Aérea de Santos (BAST) inaugurou no dia 17 de março uma nova e moderna Seção de Saúde (SAU). O planejamento e a execução do projeto de construção do novo prédio levou em conta a nova delimitação de área da base. Segundo o Capitão Médico Marcelo Pereira, Chefe da SAU, a unidade possui hoje aproximadamente mil prontuários ativos. “Poderemos levar maior conforto e qualidade no atendimento aos usuários da ativa, da reserva e pensionistas”, destacou.

A nova instalação possui sala de recepção, enfermaria, farmácia, dois consultórios médicos, uma sala para emergências, três consultórios odontológicos, além de alojamentos e estacionamento. “As instalações da nova seção de saúde ficaram muito boas”, ressaltou o Suboficial da reserva Ubiraci Thimóteo da Silva

Centro de Lançamento de Alcântara – Maranhão

Militares do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizaram na terça-feira (22/03) um ciclo de palestras para estudantes do Centro Educacional Upaon-Açu. A atividade reuniu 358 alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio. O objetivo foi conscientizar e mobilizar os estudantes para o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e da zika. “Foi de grande valia esse dia. Pode-se dizer que estamos vivendo uma guerra contra o mosquito, e, a partir desse momento, estamos preparados para enfrentá-lo através do conhecimento, conscientização e meios de prevenção”, diz a aluna Gabriela Fróz do terceiro ano do Colégio Upaon-Açu.

Essa é a quarta fase da iniciativa de conscientização contra o Aedes, ação conjunta entre Forças Armadas e escolas públicas e privadas. “Considero essa etapa uma das mais importantes de toda ação, pois hoje em dia nossas crianças e adolescentes já são formadores de opinião. O conhecimento é fundamental para que sejam multiplicadores dessas informações”, destaca o Coordenador Militar de Área do Maranhão, Coronel Aviador Cláudio Olany Alencar de Oliveira, Diretor do CLA.

Já em Barra do Corda, município do Maranhão distante 462 quilômetros da capital São Luís, foi realizado uma força-tarefa contra o mosquito Aedes aegypti .No período de dois a nove de março, 15 militares do CLA participaram da ação, juntamente com o Exército e agentes de combate a endemias. Eles visitaram 2.359 imóveis na região da Tresidela, local de maior incidência das doenças transmitida pelo mosquito.

Educação - Já na parte educacional, o CLA recebeu quarta-feira (21/03) a visita de 15 estudantes do curso de graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). O objetivo foi apresentar informações sobre a unidade que é responsável pelo lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais, além de apresentar perspectivas de ingresso na FAB nas carreiras civil e militar.

Os futuros engenheiros receberam orientações sobre as atividades que podem desempenhar futuramente na Força Aérea, sobretudo no Programa Espacial Brasileiro. “É uma oportunidade única de conhecer o planejamento do CLA e as áreas operacionais que visitamos hoje como o Centro de Controle. Fica um aprendizado maior e cresce meu interesse pela área e por futuramente tentar cursar um mestrado em Engenharia Espacial na UEMA”, afirma Luan Artelino, aluno do sétimo período do curso na UEMA.

  Centro de Comunicação Social da Aeronáutica – Brasília

O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER) celebrou, na ultima terça-feira (22/03), o Dia do Especialista de uma maneira diferente: uma ação social batizada de “Especialista Solidário”. A iniciativa movimentou o efetivo com a realização de uma doação de sangue.

“Trabalhamos com comunicação, noticiamos ações importantes para a sociedade e para o Brasil. Achei incrível também mudar um pouco de lado e, mais do que noticiar, também ser protagonista dessas notícias e agir de forma ativa no Mundo”, lembrou a Tenente Iris Vasconcellos, jornalista da Agência de Notícias.

A iniciativa serve como incentivo para que outros militares assumam o mesmo compromisso com o ser humano. “O interesse de grupos, especialmente de órgãos e empresas, é fundamental para divulgarmos a importância da doação de sangue. Esse compromisso permite multiplicar a informação e sensibilizar as pessoas para atos solidários e de caridade humana”, explica Marcia Costa de Sant`anna, assistente social da Fundação Hemocentro de Brasília.