ORDEM DO DIA

Dia do Patrono do Serviço de Assistência Religiosa da Aeronáutica

Publicada em: 24/03/2016 08:46
Imprimir
Fonte: COMGEP
Edição: Agência Força Aérea, por Ten João Elias

Ordem do Dia alusiva ao Dia do Patrono do Serviço de Assistência Religiosa da Aeronáutica
Pe. Bartolomeu de Gusmão

O Serviço de Assistência Religiosa da Aeronáutica, constituído de Capelães Militares Católicos e Protestantes, tem por finalidade dar assistência religiosa, espiritual e moral aos Militares e Civis das OM, e às suas Famílias, incentivando-os a uma profunda comunhão diária com o Criador através do esforço para vivenciar: a Palavra de Deus, as virtudes cardeais - prudência, justiça, fortaleza e temperança - e das virtudes teologais - fé, esperança e caridade; motivar a participação dos mesmos nas assembléias litúrgicas de suas comunidades. Compete também promover atividades de âmbito social, cultural e humanitário, conscientizando-nos da importância de nossa presença atuante na construção de relacionamentos maduros e fraternos, e firmando o espírito de comunhão e solidariedade na tropa.

O então Chefe deste serviço, Coronel Capelão Ildefonso Graciano Rodrigues, percebendo a necessidade de um Patrono para o Serviço de Assistência Religiosa da Aeronáutica, propôs em 22 de março de 2004 a indicação do Pe. Bartolomeu de Gusmão e, como data a ser cultuada na caserna o dia 24 de março, dia em que seus restos mortais foram transladados do Mosteiro de São Bento - SP para a cripta da Catedral da Sé em São Paulo.

A proposta de tê-lo como Patrono do Serviço de Assistência Religiosa foi aprovada e assinada pelo Comandante da Aeronáutica, Excelentíssimo Senhor Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Carlos da Silva Bueno, em 16 de abril de 2004, consagrando o Reverendíssimo Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão como patrono do Serviço de Assistência Religiosa da Aeronáutica.

Bartolomeu, filho do casal Francisco Lourenço Rodrigues e Maria Alvares, nascido no ano de 1685 e batizado com o nome de Bartolomeu Lourenço, em 19 de dezembro de 1685, na Igreja Paroquial da Vila de Santos pelo Pe. Antônio Correia Peres, o primeiro sacerdote a ter seu nome grafado nas páginas da história da Aeronáutica pelos seus inventos. Em 1718, adota o apelido de Gusmão em homenagem ao preceptor e protetor jesuíta Alexandre de Gusmão.

Sentindo-se chamado por Deus a uma vida de oração e doação aos irmãos, entra para o Seminário de Belém em Cachoeira, na Bahia.

Terminado o curso no Seminário em 1699, Bartolomeu transferiu-se para Salvador, capital do Brasil na época, e ingressou na Companhia de Jesus, de onde saiu antes de ser ordenado. Em 1702, dá-se início ao processo de sua Ordenação Sacerdotal, vindo a ser ordenado anos depois.

O Padre Bartolomeu de Gusmão é o modelo de sacerdote dedicado, perseverante, destemido, estudioso, consciente e aberto ao novo e à missão. Modelo para todos aqueles que desejam servir ao Reino de Deus, sobretudo, como Capelão Militar da Força Aérea Brasileira.

Sintamos nós, Capelães Militares da Força Aérea Brasileira, homenageados e motivados pelo fato de terem como Patrono um homem de princípios e clareza de objetivos. Sacerdote brilhante, inteligente, piedoso e um cientista e inventor que percorreu vários países da Europa divulgando seus inventos e dando provas de que a fé e a ciência podem caminhar juntas.

Não só no Brasil, mas também em outros países, o seu prestígio foi reconhecido, sendo em 1722, nomeado fidalgo-capelão da Casa Real Portuguesa.

Em Toledo, na Espanha, Bartolomeu adoece gravemente, recolhendo-se ao Hospital da Misericórdia daquela cidade, aonde veio a óbito, em 19 de novembro de 1724, com a tenra idade de 39 anos. Neste curto espaço de tempo, deixou um legado a ser rememorado e assimilado por nós Capelães e por todos os integrantes da Força Aérea Brasileira pelo seu espírito vibrante, audacioso e varonil.

Neste dia em que o Serviço de Assistência Religiosa da Aeronáutica – SARA, comemora o seu Patrono, desejamos a todos Militares e Civis que cultivem esse ideal de ousadia e determinação do Padre Bartolomeu de Gusmão e que, junto a Deus, ele olhe por nós que continuamos na entrega diária nos serviços de nossos Quartéis.

Brasília, 24 de março de 2016.

Tenente-Brigadeiro do Ar RAUL BOTELHO
Comandante-Geral do Pessoal