SAÚDE

Com foco nas Olimpíadas, hospital da FAB no RJ organiza jornada científica

Hospital de Força Aérea do Galeão vai realizar evento sobre resposta médica em caso de desastres, atentados e catástrofes
Publicada em: 30/03/2016 08:00
Imprimir
Fonte: HFAG
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Gabrielli Dala Vechia

  O Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG) vai realizar, no Rio de Janeiro (RJ), a 31ª edição da sua jornada científica, que este ano estará voltada para a atuação das equipes de saúde durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Durante os dias 31 de março e 1º de abril, serão realizadas mesas-redondas sobre assuntos como defesa química, biológica, radiológica e nuclear, ameaça terrorista e operacionalidade em catástrofes.

Os organizadores da jornada esperam que mais de cem profissionais de saúde participem do evento, que vai servir como mais um treinamento na preparação das equipes para atuar durante as Olimpíadas. Segundo um dos organizadores da jornada, Major Marcelo Sávio Martins, a Força Aérea Brasileira (FAB) será responsável por transportar vítimas de agentes químicos, biológicos, radiológicos e nucleares (QBRN) e o HFAG irá atender os pacientes que venham a sofrer queimaduras por esses agentes. Pensando nisso, as equipes de saúde estão se mobilizando para atualizar os procedimentos.

"A concentração de centenas de atletas, repórteres e turistas das diversas partes do mundo, somada à presença de Chefes de Estado, pode favorecer manifestações, contaminações por doenças e atentados terroristas ou cibernéticos. Nesta 31ª jornada do HFAG, procurou-se montar uma programação científica que abordasse essas situações, assim estaremos preparados para a eventualidade de sermos acionados durante as Olimpíadas", explica o Major Marcelo.

Os interessados em participar do evento ainda podem se inscrever pelo número (21) 2468-5358.