INSTRUÇÃO

Pilotos iniciam curso de especialização na Aviação de Caça

Formação tem duração de nove meses, em Natal
Publicada em: 18/03/2016 12:00
Imprimir
Fonte: 2°/5° GAV
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Cynthia Fernandes

SOBREVOO DA CIDADE DE NATAL COM O A-29  TEN CEL AV LEITE O Curso de Especialização Operacional na Aviação de Caça 2016 (CEO-CA) começou na segunda-feira (14/03). Ao todo, 31 aspirantes a oficial passam pela formação de pilotos de caça para a Força Aérea Brasileira (FAB). O curso tem duração de nove meses e é ministrado pelo Esquadrão Joker (2°/5° GAV), unidade aérea subordinada à Primeira Força Aérea (I FAE), sediada em Natal (RN).

A formação é realizada em aeronaves A-29 Super Tucano e engloba, além do aperfeiçoamento profissional, a capacitação do militar em cumprir as diversas ações de Força Aérea, por meio das fases de adaptação à aeronave, voo por instrumentos, navegação, formatura diurna e noturna, ataque ao solo, interceptação, escolta, combate, entre outras.

APRESENTAÇÃO DOS NOVOS ESTAGIÁRIOS AO COMANDANTE  SO M. NUNESAs atividades tiveram início com a apresentação dos instrutores do 2°/5° GAV aos novos estagiários.

“Aqui se encontram os futuros pilotos de Gripen, F-5M e A-1M que, por meio dessas plataformas, contribuirão para o cumprimento da missão da Força Aérea Brasileira: Manter a Soberania do Espaço Aéreo com Vistas a Defesa da Pátria!”, afirmou o Tenente-Coronel Gustavo Pestana Garcez, Comandante do Esquadrão Joker. O Comandante da I FAE, Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, enalteceu a importância do preparo por parte dos militares e destacou a importância da Aviação de Caça no contexto da FAB.

A aula inaugural foi conduzida pelo Major Brigadeiro do Ar José Hugo Volkmer, Comandante do Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR). Na ocasião, os estagiários e instrutores do esquadrão puderam assistir à abordagem de temas importantes, tais como: planejamento de carreira, manutenção da hierarquia e da disciplina e necessidade do esforço máximo para obtenção do sucesso.

Saiba mais sobre a carreira de piloto militar