SEGURANÇA DE VOO

Abertas as inscrições para o Estágio da Instrução Aérea em Porto Alegre (RS)

Evento ocorre em Porto Alegre nos dias 14 e 15 de abril
Publicada em: 25/03/2016 07:00
Imprimir
Fonte: SERIPA V
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Flávio Nishimori

Estão abertas até o dia 5 de abril as inscrições para a Quarta Edição do Estágio de Padronização de Instrução Aérea (EPIA), que ocorre nos dias 14 e 15 de abril, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), em Porto Alegre. Para se inscrever, o candidato deverá acessar o link http://goo.gl/forms/XpPF7EPtwd e preencher o formulário.

O evento, destinado a pilotos, instrutores de voo, alunos, membros da direção de aeroclubes e escolas de aviação, será realizado pelo Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V). Aberto à comunidade da Aviação Civil, é totalmente gratuito, mas as vagas são limitadas. O EPIA, que começou em 2015, teve a sua primeira edição realizada na capital gaúcha, seguida de edições em Florianópolis (SC) e Londrina (PR).

Os palestrantes são investigadores do SERIPA V, especialistas que lidam diretamente com a problemática dos acidentes aéreos. Vão ser abordados os seguintes temas: panorama atual da aviação de instrução no Brasil, didática aplicada à instrução aérea, comunicação, preenchimento de fichas de avaliação, aerodinâmica e desempenho em aeronaves de baixa performance, legislação, erros mais comuns em acidentes de instrução e outros temas.

Além de difundir boas práticas e ferramentas de padronização adequadas para a Aviação de Instrução, o objetivo é aperfeiçoar o trabalho dos instrutores, contribuindo para melhorar o desempenho entre instrutores e alunos que se preparam para ingressar na atividade aérea.

O estágio é uma oportunidade para debater assuntos de interesse da instrução aérea, mas que também alerta para a mudança de comportamento, no sentido de incentivar a cultura de Segurança de Voo, a fim de preservar vidas humanas. A proposta do EPIA é focar, inclusive, o estágio mais básico ao caminho da profissionalização das futuras tripulações da aviação brasileira.

De acordo com as estatísticas, o julgamento de pilotagem, a instrução, a aplicação de comandos, a supervisão e o planejamento gerencial estão entre os principais fatores contribuintes mais presentes nas investigações de ocorrências aeronáuticas, conforme estatísticas do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), no período de 2005 a 2014.

Os aeroclubes e as escolas de aviação responderam por cerca de 60 ocorrências investigadas nos últimos cinco anos na Região Sul, superando os números da Aviação Agrícola e demais segmentos da Aviação Geral, segundo dados do SERIPA V.

Serviço:

Evento: Estágio de Padronização da Instrução Aérea (EPIA)
Data: 14 e 15 de abril
Hora: 08h às 18h
Local: PUCRS (Av. Ipiranga,6681) – Porto Alegre/RS
Informações: email [email protected] ou pelo telefone: (51) 3462-1333