SOCIAL

Estudantes e militares veteranos trocam experiências em acampamento

Evento foi realizado na Base Aérea de Santos e recebeu 120 adolescentes de escolas da região
Publicada em: 07/03/2016 17:00
Imprimir
Fonte: Base Aérea de Santos/Agência Força Aérea

Acampamento de veteranos na BAST  1S SANCHESTrocar experiências. Esse foi um dos pontos altos do 6º Acampamento de Veteranos realizado, entre os dias 3 e 6 de março, na Base Aérea de Santos (BAST). O evento é organizado em conjunto, anualmente, por representantes da Aeronáutica, da Marinha e do Exército com a participação de 60 veteranos das três Forças.

“O objetivo é o congraçamento entre os veteranos das forças, a prestação de serviços sociais às comunidades circunvizinhas e, principalmente, promover entre os jovens o culto aos símbolos nacionais, a disciplina, o patriotismo e o respeito ao cidadão”, explica o veterano Antônio Lázaro Villa.

A BAST, que apoiou o evento este ano, recebeu cerca de 120 estudantes de 12 a 16 anos das escolas estaduais Marcílio Dias e Eduardo Gomes, do distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá (SP), além de escoteiros e alunos do Centro de Aprendizagem e Mobilização Profissional e Social (CAMPS) de Santos.

“Nós pudemos divulgar para os adolescentes as características da carreira militar. Mas acredito que o grande diferencial foi o intercâmbio com os veteranos, os grandes anfitriões, que passaram aos jovens suas experiências e valores”, explica o Comandante da BAST, Tenente-Coronel Carlos Alberto Panza Santos.

Os organizadores promoveram diversas atividades com os adolescentes que incluíram hasteamento da Bandeira Nacional, canto do Hino Nacional, visita às instalações da BAST e palestras educativas. Também foram realizados atendimentos médicos por militares das Forças Armadas, corte de cabelo e aulas de higiene bucal.

“O acampamento é um evento diferenciado para os alunos. A receptividade é muito boa entre eles, pois têm muita curiosidade sobre a vida militar. Para a escola é importante, pois os preceitos e valores transmitidos no acampamento são trabalhados em sala de aula”, ressalta a coordenadora da Escola Estadual Marechal Eduardo Gomes, Sueli de Souza Silva Ferreira.

Neste ano, os organizadores do evento farão a doação de dois computadores e cerca de 100 quilos de alimentos a entidades carentes da região.