SOCIAL

Força Aérea realiza ações sociais no AM e RS

Os cidadadãos puderam contar com diversas atividades, especialmente na área de saúde
Publicada em: 09/03/2016 07:50
Imprimir
Fonte: VII COMAR/ V COMAR

Militares da Força Aérea doaram sangue  Sargento CarleilsonA Força Aérea Brasileira (FAB) promoveu, na última sexta-feira (04/03) e no sábado (05/03), ações solidárias voltadas ao cidadão brasileiro. A primeira, que ocorreu no Amazonas, teve como foco a doação de sangue para o hemocentro da capital amazonense. Já a ação seguinte, realizada no Rio Grande do Sul, ofereceu diversos serviços, especialmente de saúde. Veja como foi a atuação da FAB na área social no final de semana:

Manaus (AM) - O Batalhão de Infantaria de Aeronáutica Especial de Manaus (BINFAE-MN) promoveu uma campanha de doação de sangue na última sexta-feira (04/03). Durante todo o dia, um ônibus da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (HEMOAM) ficou estacionado na Base Aérea de Manaus (BAMN) e recebeu cerca de 50 militares doadores de sangue.

Cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. De acordo com a enfermeira responsável pela coleta, Mirtes Valéria de Oliveira Bezerra, as doações de sangue contribuem para manter o padrão normal dos estoques. “Essas doações auxiliam na regulagem do estoque de sangue porque, às vezes, ele fica baixo, principalmente o sangue do tipo O positivo”, explicou.

Após a doação, a bolsa de sangue é levada para o HEMOAM, onde passa por exames de sorologia. Depois de cerca de sete dias, ficam liberadas para serem encaminhadas aos hospitais. A Fundação envia sangue para hospitais de Manaus (AM) e para o interior do estado.

Militares de Manaus doaram sangue   Tenente EvangelistaO soldado Leonildo Andrade Franklin foi um dos doadores. Ele destacou a importância dessa iniciativa. “Eu sou doador há bastante tempo. Eu realizo essa ação porque minha mãe recebeu muito auxílio no momento em que teve um câncer. É muito bom ajudar o próximo”, disse.

Serviço – Quem quiser doar sangue em Manaus pode ir até o HEMOAM, de segunda-feira a sábado, das 7h às 18h. O doador deve levar um documento com foto, ter acima de 50 quilos e estar bem alimentado.

Menores de idade, a partir de 16 anos, também podem doar, contudo, precisam ir com um dos pais ou tutor, que deve possuir um documento comprovando ser o responsável. Esse acompanhante tem que ficar até o fim da doação. A Fundação está localizada na Avenida Constantino Nery, 7.307, Chapada.

O HEMOAM também possui um posto de doação na Maternidade Ana Braga, localizada na Zona Leste de Manaus. Os interessados podem ir ao local de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 13h30.

  Rio Grande do Sul - Um público de aproximadamente 600 pessoas participou, nesse sábado (05/03), da 5ª edição da Ação Cívico Social do Comando da Aeronáutica (ACISO), realizada no Parque Esportivo Eduardo Gomes, em Canoas (RS).

O evento ofereceu diversos serviços, como atrações e atividades lúdicas para a comunidade de Canoas e grande Porto Alegre.

Foram realizados 510 atendimentos em todas as áreas, sendo 229 em saúde. O evento também faz parte do currículo de formação dos novos oficiais médicos do Estágio de Adaptação de Serviços (EAS 2016).

  As atividades contaram, ainda, com a participação de alunos da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e da Faculdade de Odontologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Durante a ACISO, os alunos foram orientados pelos médicos da FAB e supervisionados por seus coordenadores de curso. 

Além de orientações na área de saúde, foram entregues materiais de higiene, livros, agasalhos e materiais institucionais da FAB. 

O evento disponibilizou, também, uma área voltada especialmente para as crianças, com estrutura de cinema, vídeos da FAB e da Turma da Mônica, além de palestras educativas e feira de adoção de filhotes com o Bem-Estar Animal.

  Já na parte musical, a Sinfônica da Base Aérea de Canoas realizou a abertura da ACISO com o hino nacional e diversas canções militares.