INTERCÂMBIO

Major da FAB leva experiências brasileiras para escola de aviação colombiana

Um dos objetivos foi melhorar a performance esportiva de cadetes do país sulamericano
Publicada em: 07/03/2016 08:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  O Major de Infantaria Mario Augusto Belizario De Andrade implementou um programa inédito na Escola de Aviação da Força Aérea Colombiana (FAC). A unidade, equivalente à Academia da Força Aérea aqui no Brasil, recebeu por um ano uma equipe multidisciplinar (formada também por militares do Exército Brasileiro) para aplicar e ensinar métodos esportivos a cadetes e ao efetivo da escola militar. A participação do major nessa missão rendeu a ele a Medalha Marco Fidel Suarez.

A honraria, entregue no final de fevereiro (26), tem a finalidade de premiar os méritos de militares e civis, nacionais e estrangeiros, que tenham contribuído para o desenvolvimento da FAC.

E contribuir com a instituição colombiana foi um dos objetivos do major M. Augusto. Entre fevereiro de 2015 e fevereiro de 2016, ele e militares das Forças Armadas Brasileiras formados em educação física e especialistas em treinamento físico profissional militar deram suporte técnico-científico para, por exemplo, a atualização de manuais e execução de instruções de educação física para todo o efetivo da "Escuela Militar de Aviación Marco Fidel Súarez" (EMAVI).

  Os cadetes da EMAVI foram o público-alvo principal do programa. Mais de 560 futuros oficiais receberam instruções esportivas com a meta principal de que eles se destaquem nos Jogos Interescuelas (competição, que ocorre a cada dois anos, entre os Cadetes da FAC, Exército, Marinha e Polícia Colombiana). Os jogos serão disputados em agosto de 2016 na cidade de Cartagena de Índias – CO.

Os cadetes atletas receberam treinamentos com os técnicos de 22 modalidades, entre elas, voleibol, basquetebol, judô, tênis, futebol de campo, orientação etc. Já os cadetes não atletas e os militares do efetivo da escola participaram de diversos treinamentos, como corrida contínua e natação.

Segundo o Major M. Augusto, a avaliação do intercâmbio é muito positiva. “É gratificante saber que contribuímos com o desenvolvimento da atividade física em vários segmentos. Além disso, poderemos aplicar na Força Aérea Brasileira (FAB) muitos ensinamentos aqui aprendidos”, ressalta.

  Entrega da medalha – A solenidade presidida pelo Comandante da EMAVI, Brigadeiro General do Ar Sérgio Andrés Garzón Vélez, contou com a presença de diversas autoridades. O comandante da escola agradeceu o empenho e a amizade com a FAB. “O Major M. Augusto cumpriu com dedicação e eficiência tal missão desportiva, que atingiu excelentes níveis na preparação e na capacitação para a participação dos cadetes da FAC nos Jogos Interescolares Militares, que serão disputados em Cartagena”, ressaltou.