OPERACIONAL

Militares da FAB treinam reabastecimento em voo durante exercício operacional

Os reabastecedores KC-130 e os caças A-1 e F-5 participaram da atividade
Publicada em: 03/03/2016 16:13
Imprimir
Fonte: 1° GTT

  A Base Aérea de Canoas (BACO), no Rio Grande do Sul, sediou o Exercício Operacional Barão entre os dias 21 e 27 de fevereiro. O treinamento envolveu os cargueiros reabastecedores KC-130 Hércules e aeronaves de caça para missões de reabastecimento em voo.

"A ação de reabastecimento em voo, no cenário do Poder Aeroespacial, permite potencializar as características dos vetores de defesa, entre as quais, destacamos o alcance. Para um País de dimensões continentais, torna­-se importante o domínio das técnicas de transferência de combustível entre aeronaves em voo", explicou o Comandante do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT), Tenente-Coronel Marcelo da Silva Ribeiro.

O exercício envolveu os Esquadrões Pampa (1°/14° GAV), com as aeronaves F-5; Centauro (3°/10° GAV) e Poker (1°/10° GAV), ambos com os caças A-1; e os KC-130 do 1° GTT e do Esquadrão Gordo (1°/1° GT). Durante a operação, os caças se aproximam da aeronave reabastecedora e reduzem a velocidade. Em seguida, o avião "tanque" libera uma mangueira de 30 metros que se conecta ao caça e o combustível é transferido. Todo esse processo dura cerca de dois minutos.

  Há pouco mais de dois anos, o 1° GTT retomou as missões de reabastecimento em voo, após 28 anos sem realizar a atividade. "Isso eleva o nível operacional da unidade aérea no contexto da tarefa de sustentação ao combate, conforme o que preconiza a Doutrina Básica da Força Aérea Brasileira", afirma o Tenente-Coronel Ribeiro.

Durante o exercício, também houve formação de pilotos, rádio navegador e loadmaster, profissional que prevê o controle da carga e do pessoal transportados no avião.