SEGURANÇA DE VOO

Abertas inscrições para curso de prevenção na aviação agrícola

O evento será realizado em Canoas, no Rio Grande do Sul, entre 25 de julho e 5 de agosto
Publicado: 29/02/2016 11:00
Imprimir
Fonte: SERIPA V

Estão abertas  até o dia 27 de maio, as inscrições para a sexta edição do Curso de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos - Aviação Agrícola (CPAA-AG), que será realizado pelo Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V), em Canoas (RS).O encontro ocorre entre os dias 25 julho e 5 de agosto. Para participar, o candidato deverá solicitar matrícula pelo site do CENIPA em www.cenipa.aer.mil.br/cenipa/cursos/, formalizar a sua inscrição, conforme indicação da empresa ou organização em que trabalha, informando dados como o nome completo e o CPF.

O programa de aulas do curso contempla vários temas teóricos, incluindo as normas do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), além de exercícios práticos relacionados à vistoria de segurança de voo e ao Relatório de Prevenção (RELPREV).

O objetivo do curso é difundir conhecimentos básicos de prevenção, preparando profissionais para atuar e fazer a diferença na redução dos índices de acidentes, contribuindo para elevar a segurança da operação aeroagrícola.

Acidentes – Embora a recente divulgação do CENIPA aponte a redução do número absoluto dos acidentes aéreos no Brasil, muito ainda precisa ser feito para elevar os índices de segurança no segmento aeroagrícola.

Nos últimos seis meses, foram contabilizados 11 acidentes na Aviação Agrícola, com sete vítimas fatais, os números destacam somente a área de responsabilidade do SERIPA V (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).

"A tipificação das ocorrências relacionadas à perda de controle (no solo e em voo), bem como as falhas de motor, motivaram a inclusão de aulas específicas de prevenção na grade curricular dos cursos de formação das duas maiores escolas aeroagrícolas da Região Sul, localizadas nos municípios gaúchos de Cachoeira do Sul e Carazinho, distantes cerca de 250 quilômetros de Porto Alegre", explica o Chefe do SERIPA V, Tenente-Coronel Aviador Luís Renato Horta de Castro.

A iniciativa, que tem por finalidade entender a causa desses tipos de ocorrências e o que fazer para evitá-las, começou no último trimestre de 2015. Para este ano, os próximos eventos já estão agendados no calendário de atividades do SERIPA V.

Encerramento da quinta edi��o do curso em 2015Histórico – O curso aeroagrícola surgiu em 2004, em razão de um acidente aéreo no Estado do Rio Grande do Sul que resultou na morte do piloto. A perda de controle em voo foi um dos fatores contribuintes apontados pela investigação. No relatório final, a principal recomendação dos investigadores sugeria a criação de um curso de prevenção aos operadores aeroagrícolas.

Desde então, o CPAA-AG é o único curso voltado para operadores aeroagrícolas na America do Sul. Sua primeira edição ocorreu em 2009, tendo sido apoiado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Sul (PUCRS) nas três primeiras edições.

Aqueles candidatos que não tiverem vínculo com a aviação agrícola, e por alguma razão desejarem fazer curso, devem formalizar a solicitação ao SERIPA V. Mais informações podem ser obtidas pelo email inscricao@seripa5.aer.mil.br e pelo telefone (51) 3462-1333. As vagas são limitadas.