DIA DA MULHER

Campanha da BAFL incentiva doação de cabelos para mulheres em tratamento

As mechas podem ser doadas até o dia 8 de março na unidade militar. Associação de Florianópolis recebe doações diariamente
Publicada em: 27/02/2016 08:00
Imprimir
Fonte: BAFL

Uma das atividDoação Cabelo 01  S2 Filhoades desenvolvidas na Base Aérea de Florianópolis (BAFL) em comemoração ao Dia Internacional da Mulher - 08 de Março, é a Campanha de Doação de Cabelos, que serão destinados a mulheres em tratamento contra o Câncer. A entrega de mechas, lenços, chapéus e outros adereços deve ser realizada na Seção de Comunicação Social até o dia 08 de março.

O tratamento de quimioterapia enfrentado por uma amiga motivou a Major Intendente Juliana Ferreira Mendonça a cortar seus cabelos para doar. Ela decidiu deixá-los bem curtos, mas para as doações serem aproveitadas são necessários apenas 15 centímetros e não há restrição de sexo ou de idade. Além disso, os fios podem ter recebido qualquer tratamento químico, como escovas progressivas e tintura por exemplo. 

Em Florianópolis, a Associação de Voluntários do Centro de Pesquisas Oncológicas (AVOC-CEPON) recebe as mechas de segunda à sexta-feira, em horário comercial.  

Doação Cabelo 04  S2 FilhoFlávio Domingues, analista de sistemas aposentado e um dos voluntários da AVOC, ressalta a importância do Banco de Perucas para quem está enfrentando um tratamento contra o câncer. “Como analista de sistemas, estou acostumado a olhar os fatos através da lógica. Porém, ao vermos as pacientes ao entrarem por esta porta, muitas vezes deprimidas, e se transformarem experimentando as perucas e outros acessórios, depois saindo daqui iluminadas, não tem lógica que explique”, conta.

A AVOC também recebe doações de diversos adereços, como lenços, chapéus e enfeites para os cabelos. Além do Banco de Perucas, a Associação conta com várias atividades que auxiliam os pacientes paralelamente ao tratamento, como ensaios fotográficos, maquiagem e ações em datas festivas. A próxima ação será realizada na Páscoa.

Para doar suas mechas, observe as recomendações:

- Corte o cabelo com seu cabeleireiro de confiança e não deixe de avisar que deseja doar os fios;
- Separe em mechas e prenda com elásticos;
- Corte a seco;
- Após o corte, guarde em papel toalha e proteja da umidade – recomenda-se guardar em sacos plásticos; e
- Não há prazo para a doação após o corte.