CENDOC

Inovação na Gestão e Preservação da Informação são temas de seminário organizado pela FAB

O evento ocorre na capital federal e busca reunir especialistas na área
Publicada em: 25/02/2016 08:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

    Estão abertas as inscrições para o I Seminário Nacional de Documentação da Aeronáutica. O evento com o tema “Inovação na Gestão e Preservação da Informação” será realizado no dia 17 de março no prédio do Comando da Aeronáutica, em Brasília. Os interessados têm até o dia dois de março para se inscrever no site www.cendoc.aer.mil.br em uma das 170 vagas disponibilizadas para o evento.

A programação inclui cinco palestras com assuntos diversos nas áreas de arquivologia e biblioteconomia. Entre os temas estão a apresentação de cases de sucesso que funcionaram na Força Aérea Brasileira (FAB), como a implementação da rede de bibliotecas do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

De acordo com uma das organizadoras do seminário, Tenente bibliotecária Cíntia Fernandes Lima, um dos destaques do evento é a possibilidade de discutir os novos rumos do tratamento de arquivos e documentos. “Como um documento da FAB deve ser tratado, o que será digitalizado e como vai ser recuperado. Todos esses temas serão discutidos levando em consideração o mote principal do gerenciamento eletrônico de documentos”, ressalta.

Uma novidade que vai ocorrer durante o seminário é o lançamento do sistema digital de bibliotecas de todas as unidades da FAB.

O público-alvo inclui arquivistas, bibliotecários, profissionais que lidam diretamente com documentação, civis e militares. A Aspirante arquivista Larissa Xavier Rodrigues trabalha no Centro de Comunicação Social da Aeronáutica e vai participar do evento. Segundo ela, o seminário é importante por provocar a interação entre os profissionais da área espalhados por diferentes organizações militares do Brasil. “Assim, podemos compartilhar experiências e desafios que encontramos. Esse evento mostra que a FAB está preocupada em preservar e compartilhar a sua memória e a sua história”, destaca.

Serviço:


Seminário Nacional de Documentação Aeronáutica / 2016
Data: 17/03/2016
Local: Esplanada dos Ministérios, Comando da Aeronáutica – Bloco M. Anexo/Subsolo – Auditório GAP-BR - Brasília (DF)
Uniforme: 7°A
Contato: (021) 2157-2296 – [email protected]
Inscrições: www.cendoc.aer.mil.br