ENSINO

Relação entre tecnologia e consumo é tema de aula magna do ITA

Presidente em exercício da Finep, Pedricto Rocha Filho, abre ano letivo do instituto
Publicada em: 22/02/2016 14:57
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

A abertura oficial Cerca de 200 alunos do ITA assistiram à palestra  Agência Força Aérea/Sargento Johnsondo ano letivo no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP), foi realizada nesta segunda-feira (22/02) com a aula magna do presidente em exercício da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos): Pedricto Rocha Filho. O palestrante falou sobre a relação entre a tecnologia e o consumo na palestra intitulada “Do Big Bang à biomassa: a descompassada marcha energética da natureza, da tecnologia e do consumo”.

“A tecnologia está à disposição do ser humano para dominar as forças da natureza para usar em benefício do ser humano. Quando ela foge desses limites e passa ao incentivo de um consumo podemos trazer grandes desequilíbrios ecológicos. Então, é importante que essa geração, que vai enfrentar muito isso no futuro, traga esses aspectos dentro do seu pensamento”, destacou o professor.

O professor também destacou que o ITA é uma instituição de referência e que forma “uma elite nacional”, jovens que atuarão em diversos segmentos da sociedade e que desde já devem considerar o meio ambiente nos projetos de inovações tecnológicas. Para o presidente da Finep, exemplos como o “ITA devem ser, de alguma forma, reproduzidos no Brasil” para que se possa sair de momentos de crise usando o conhecimento.

Outro aspecto destacado foi a relevância da questão da educação e da ciência e tecnologia para o desenvolvimento de um país. “Neste aspecto, o Brasil tem um parque científico e inovador muito importante e intenso. E esse parque tem que ser colocado, de alguma forma, em mais evidência para mostrar o que está fazendo e o que está trazendo de benefício para o País”, argumentou.

A FINEP, empresa pública ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação; tem como missão promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio do fomento público à Ciência, Tecnologia e Inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas.

Tenente Bernardo recebeu seis prêmios  Agência Força Aérea/Sargento JohnsonDestaque de engenharia – Antes da aula magna, os alunos do ITA que foram destaques em 2015 foram homenageados.  O Tenente Bernardo Moscanini Fabiani23 anos, recebeu sete prêmios, entre eles o de melhor trabalho final de graduação das seis engenharias oferecidas pelo instituto.

Formado engenheiro eletrônico, Bernardo encontrou na pesquisa uma resposta a necessidade de desafios. “Sou movido pelas coisas que não sei fazer”, explica sobre os novos desafios da carreira de pesquisador do Instituto de Estudos Avançados (IEAV) e líder de equipes. Agora, ele se dedica a aprimorar o processamento de imagens de radar de abertura sintética (usado em imageamento para cartografia, entre outros) e também segue seus estudos como mestrando no ITA.

Para ele, que representa uma nova geração de pesquisadores brasileiros, os prêmios representam um reconhecimento ao esforço pelos cinco anos de estudo. Mas, por outro lado, ele pensa que a qualidade do trabalho final de curso e o alto rendimento (obteve média geral nos últimos três anos acima de 9,5) foram resultado da estrutura que apoio que teve. “Sinto que estou retribuindo tudo o que me foi dado”, conta sobre o ensino de qualidade, alojamento, alimentação, oportunidades e ainda remuneração enquanto estudava.

Presidente em exercício da Finep  Agência Força Aérea/Sargento JohnsonSobre o palestrante – O professor e engenheiro Pedricto Rocha Filho assumiu a presidência da Finep em janeiro deste ano. É mestre em mecânica pela PUC- RJ e doutor pelo Imperial College da Universidade de Londres. Professor e ex-diretor do Departamento de Engenharia Civil da universidade carioca desde 1979, Pedricto Rocha Filho já foi diretor-presidente da FAPERJ, subsecretário de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro e coordenou inúmeros convênios com instituições nacionais e internacionais. Integrou a Comissão de Implantação da Universidade do Norte Fluminense. É também professor-visitante da University of Tokay (Japão), University of Trondhein (Noruega), University of Alberta e Building Research Station (Reino Unido).