COMANDO

Primeira Força Aérea realiza cerimônia de passagem de comando

A solenidade ocorreu na Base Aérea de Natal
Publicada em: 23/02/2016 13:41
Imprimir
Fonte: I FAE

Os comandantes passaram em revisto à tropa  S2 Canário

O Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic assumiu (19/02) o comando da Primeira Força Aérea (I FAE) em substituição ao Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, que ficou no cargo por dois anos. A solenidade foi presidida pelo Comandante-Geral de Operações Aéreas, Tenente-Brigadeiro do Ar Gerson Nogueira Machado de Oliveira.

Sediada em Natal, a I FAE tem função estratégica na Força Aérea. A unidade tem sob seu comando três esquadrões que direcionam a formação operacional dos pilotos recém-saídos da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), para as aviações específicas. São elas: transporte, asas rotativas e caça. 

É na unidade que os futuros pilotos de combate recebem, por cerca de oito meses, o treinamento inicial nas aeronaves A-29 Super Tucano, C-95 Bandeirante e H-50 Esquilo antes de serem alocados em diversos esquadrões de voo espalhados pelo Brasil.

De acordo com o novo comandante, a I FAE é considerada atualmente o berço da aviação militar por ter a função de especializar os pilotos. “A unidade é totalmente ligada à atividade-fim da Força”, destacou o oficial-general que é especializado em asas rotativas e possui mais de 4.700 horas de voo. Segundo ele, o novo comando deve seguir na direção do aprimoramento diário. “A expectativa é que nós nos adequemos às mudanças de doutrina e equipamentos para entregarmos às unidades pilotos cada vez melhor formados”, ressaltou.

Já o Comandante substituído, Brigadeiro do Ar Potiguara, destacou que durante a permanência no cargo foram realizadas diversas ações. Por exemplo, a implementação operacional do Esquadrão Rumba, que foi transferido de Fortaleza (CE) para Natal (RN). “O trabalho dos militares da I FAE impulsiona a especialização operacional dos estagiários da melhor forma possível”, ressaltou o brigadeiro Potiguara, que tem como próximo passo o cargo de chefe da Subchefia de Operações da Chefia de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa.

Primeira Força Aérea - A I FAE tem sob sua subordinação as seguintes Unidades (todas sediadas em Natal): o Esquadrão Gavião (1°/11° GAV), o Esquadrão Rumba (1°/5° GAV), o Esquadrão Joker (2°/5° GAV) e o Grupo de Instrução Tática e Especializada (GITE).

Veja como é a formação operacional dos pilotos de combate nas aeronaves A-29 Super Tucano, C-95 Bandeirante e H-50 Esquilo: