ESPORTE

Sargento da FAB disputa Copa do Mundo de Pentatlo Moderno

Competição será realizada entre os dias 23 e 27 de fevereiro no Egito
Publicada em: 16/02/2016 15:42
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea/CDA

p�dioApós conquistar a medalha de bronze no Aberto da Espanha de Pentatlo Moderno, realizado na última semana (07/02), o Sargento Felipe Lima do Nascimento, da Força Aérea Brasileira (FAB), se prepara para encarar um novo desafio. O militar participa, entre os dias 23 e 27 de fevereiro, da primeira etapa da Copa do Mundo da modalidade no Cairo, Egito.

“A Copa do Mundo tem quatro etapas, sendo uma delas no Rio de Janeiro, valendo como evento-teste. A expectativa é fazer uma boa competição para pontuar visando ao ranking olímpico”, ressalta. “Estou treinando bem e bastante tranquilo. Os principais adversários neste torneio devem ser os atletas da Hungria, Rússia e França”, complementa o militar.

O Aberto da Espanha reuniu 42 pentatletas de 17 países. O Sargento Felipe Nascimento conquistou a terceira colocação com 1.477 pontos. A competição contou ainda com a participação do também sargento da FAB William Muinhos, que ficou na 31º posição com a soma de 1.353 pontos. A medalha de ouro foi para o inglês Joseph Choong (1.489) e a prata para o alemão Fabian Liebig (1.488).

sgt nascimentoNa disputa da Espanha, o Sargento Felipe começou em 11º na esgrima após vencer 24 duelos com a espada e somar 225 pontos. Na natação, nadou os 200 metros no estilo livre no 15º tempo, 2min03s50 (330). No hipismo, o militar fez a 8ª melhor apresentação nos saltos com o cavalo (294). No evento combinado de tiro a laser e corrida, completou as quatro séries de 800 metros de corrida intercaladas com cinco acertos no alvo no 8º melhor tempo, 11min12s (628).

Com o bronze no torneio, o Sargento Felipe somou 33 pontos para o ranking mundial e deu um salto na relação. Passou do 158º lugar para o 87º. Já no ranking olímpico, que realmente será levado em consideração para os Jogos Rio 2016, o atleta está na 37ª colocação.

“Na Espanha o nível foi bem elevado, pois os atletas participantes da competição também estavam em busca de pontos para o ranking olímpico. O nível do torneio foi muito elevado. Um bom resultado é sempre bom e traz mais confiança para o atleta”, explica.

Os sargentos Felipe e William foram revelados no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) realiza no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Pernambuco para a descoberta e formação de novos talentos na modalidade. Os militares pertencem ao efetivo da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA).

Pentatlo Moderno - A prova de Pentatlo Moderno consiste em um combinado de cinco modalidades desportivas: esgrima, natação, hipismo, e uma prova conjunta de tiro e corrida.