INFRAESTRUTURA

Centro de Lançamento de Alcântara inaugura novos prédios operacionais

Edificações elevam nível de segurança e são necessárias para lançamento do veículo lançador de satélites
Publicada em: 19/01/2016 08:30
Imprimir
Fonte: CLA

Inauguração do Prédio de Segurança do CLA  S2 Rodrigo O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) inaugurou nesta quarta-feira (13/01), as novas instalações operacionais na área do Setor de Preparação e Lançamento (SPL), os prédios de segurança e de armazenagem de propulsores, e um posto médico.

As obras tiveram início no final do ano de 2013. O investimento de cerca de R$16,6 milhões foi financiado pela Agência Espacial Brasileira (AEB). O objetivo das novas edificações é elevar o nível de segurança na área de lançamento.

“Hoje estamos inaugurando três elementos fundamentais em nosso programa, esforço coletivo de várias instituições e pessoas. Qualquer iniciativa relacionada à área espacial brasileira tem que ter como pilar o compromisso com o Programa Espacial Brasileiro”, afirma o Presidente da AEB, José Raimundo Braga Coelho. O evento também contou com a presença do Diretor-Geral do Departamento de Ciência de Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Alvani Adão da Silva.

Um dos prédios é dedicado a armazenagem dos propulsores (motores dos lançadores). A nova edificação integra a infraestrutura necessária ao lançamento do Veículo Lançador de Satélites (VLS). Foi projetado para confinar e reduzir os danos ao máximo em caso explosão ou demolição por meio de colapso. Trata-se de um prédio paiol semi-enterrado, construído em concreto armado para abrigar envelopes propulsores dos foguetes a serem utilizados no CLA.

A construção, que conta com sistema de refrigeração interna, permite o monitoramento em tempo real da situação de cada motor foguete, com análise de temperatura em todo corpo do invólucro. Também apresenta sistema de rede de contra incêndio, por meio de sprinklers com acionamento por bomba elétrica ou motor a diesel. Os portões são preenchidos com lã de rocha.

Controle na área operacional - Contendo oito salas de trabalho, auditório e sala de espera para entrada no setor de lançamento do CLA, o prédio de segurança ou de controle responde a necessidade de ter espaço apropriado para reunir todos os profissionais envolvidos em operações de lançamento em uma única área segura e permitindo o controle do acesso às áreas de risco.

Para o Diretor do CLA, o Coronel Cláudio Olany Alencar de Oliveira, as obras inauguradas são um marco no que se diz respeito a avanço para o CLA, “Essas instalações complementam a infraestrutura organizacional do CLA, ampliando as condições de segurança no cumprimento da missão do Centro”, avalia.

Posto médico - Com cerca de 1.200 metros quadrados de área, o novo posto médico conta com quatro enfermarias, totalizando 12 leitos, sala de microcirurgias, raio-x, atendimento de emergências, cinco consultórios médicos, dois consultórios odontológicos, laboratório de análises clínicas; e alojamentos para equipe de plantão.
Além de atender a todo efetivo do CLA, o novo posto médico tem infraestrutura para atendimento de emergências.

Assista aqui e conheça mais do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).