EVACUAÇÃO AEROMÉDICA

Esquadrão Arara transporta grávida que necessita de cuidados especiais

A gestante apresenta alterações na coluna vertebral e o bebê está muito pequeno
Publicada em: 14/01/2016 10:40
Imprimir
Fonte: VII COMAR

Esquadrão Arara resgatou mulher grávida  1T LorenaO Esquadrão Arara (1°/9° GAV), unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) sediada em Manaus (AM), transportou uma mulher com gestação delicada de São Gabriel da Cachoeira (AM) para receber cuidados especiais na capital amazonense, uma distância de 850 km. A Evacuação Aeromédica (EVAM), realizada na última terça-feira (12/01), foi coordenada pelo Sétimo Serviço Regional de Saúde (SERSA-7).

Grávida de quase nove meses, Daniele de Mello apresenta alterações na coluna vertebral e seu bebê está muito pequeno para o tempo de gestação. De acordo com a coordenadora da missão, Tenente Médica Carolliny Medina, a EVAM precisou ser realizada para a segurança e bem estar da mãe e do bebê. “Devido às características desta gestação, o parto só pode ser cesariana e necessita de cuidados especiais”, disse. Ainda segundo a oficial, em função do quadro médico de Daniele, o nascimento da criança tem que acontecer até a 38ª semana de gestação. “A paciente já está na 37ª semana, então, o transporte precisava ocorrer neste momento”, explicou.

Para a remoção, a aeronave C-105 Amazonas precisou ser adaptada. “Colocamos uma maca na aeronave e deixamos espaço para que ela pudesse receber atendimento médico durante o voo, caso fosse necessário”, disse o Tenente Aviador Luiz Henrique Lima da Silva, um dos pilotos da missão.

O outro meio de transporte para Manaus seria pelo rio, já que não há estradas entre as duas localidades. Contudo, de lancha rápida, a viagem até a capital levaria cerca de 27 horas e esse tipo de transporte seria inadequado para o quadro de saúde da paciente. “O apoio foi muito rápido e essencial para ela. Pude ver a integração entre as Forças Armadas na missão e o quanto a selva nos une”, disse o marido da gestante, Sargento do Exército Júlio Buzin, do 5º Batalhão de Infantaria de Selva, de São Gabriel da Cachoeira.

Assista ao vídeo que mostra o trabalho do Esquadrão Arara na Amazônia