ORDEM DO DIA

Aniversário de 75 anos da Aeronáutica

Publicada em: 20/01/2016 10:51
Imprimir
Fonte: Gabinete do Comandante da Aeronáutica

  A história nos mostra que grandes estrategistas foram derrotados por estarem preparados para os conflitos do passado e não para aqueles que estavam por vir.

Com base neste pensamento, inicio a mensagem alusiva aos 75 anos de criação do Ministério da Aeronáutica e posso assegurar que estamos vivendo o momento atual, mas pensando no futuro. Pois, ao longo dessa trajetória, esta visão esteve sempre presente, sobretudo nas principais decisões de alto nível da nossa Instituição.

Desde as nossas origens, durante a Segunda Grande Guerra, aprendemos a nos adequar frente às mudanças conjunturais. A nossa essência nos exige dar novas respostas diante de novos desafios.

No cenário atual, tais desafios estão associados à maximização da utilização dos recursos disponíveis, buscando resultados concretos na capacidade operacional, logística e administrativa da FAB, na terra, no ar e no espaço. E, por essa razão, o Comando da Aeronáutica está passando por uma reestruturação organizacional e concentração das atividades administrativas que são essenciais para acompanhar a modernização dos meios e processos operacionais.

Assim, precisamos permanecer com os vetores alinhados na direção das prioridades estabelecidas, das diretrizes superiores e focados no cumprimento da nossa missão institucional de “MANTER A SOBERANIA DO ESPAÇO AÉREO NACIONAL COM VISTAS À DEFESA DA PÁTRIA”. Isso, mais do que nunca, é o que o momento exige. Isso é o que dará um significado real às nossas convicções. É isso que importa para todos nós.

Além disso, para este ano, o nosso país assumiu um compromisso com a comunidade internacional – os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Seguramente, estaremos diante de mais uma oportunidade de comprovarmos o nosso valor, a nossa capacidade de pronta-resposta e o nosso profissionalismo, prestando essencial contribuição para a nossa nação no que nos for exigido.

No dia em que comemoramos nossos 75 anos, honrando nosso passado, lembro a todas as mulheres e homens do nosso efetivo que, somente juntos, seremos capazes de alavancar a nossa querida Força Aérea rumo a patamares cada vez mais elevados de operacionalidade e eficiência nos processos de gestão.

Não é demasiado ratificar a satisfação de ter sob o meu comando militares e civis que dedicam, voluntariamente e na maioria das vezes de maneira anônima, boa parte de suas vidas para a construção desse ideal.

Parabéns integrantes de hoje e de ontem do Comando da Aeronáutica.

 

Brasília, 20 de janeiro de 2016.


Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato

Comandante da Aeronáutica