SEGURANÇA DE VOO

SERIPA V reconhece colaboradores da prevenção de acidentes aeronáuticos

O órgão regional entregou aos homenageados a menção “Destaque SIPAER”
Publicada em: 17/12/2015 08:00
Imprimir
Fonte: SERIPA V

  O Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V) marcou a comemoração de seu oitavo aniversário com homenagens e reconhecimento a pessoas, que por suas atitudes colaborativas, se transformaram em facilitadoras da atividade de prevenção no decorrer de 2015 aos princípios da Segurança de Voo da Aviação Civil Brasileira. O evento aconteceu na quinta-feira (10/11), em Canoas (RS). O órgão regional distinguiu e homenageou colaboradores com a menção “Destaque SIPAER” (Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).

“Graças às parcerias estabelecidas, foi possível executar o planejamento das atividades de prevenção de forma coordenada e integrada, bem como a multiplicação do conhecimento obtido por meio das investigações e eventos educativos, contribuindo para uma aviação cada vez mais segura”, destacou o Chefe do SERIPA V, Tenente-Coronel Aviador Luís Renato Horta de Castro.

O professor Sílvio Roberto da Silveira manifestou a sua gratidão por ter sido lembrado como Destaque Sipaer. “Eu não tinha a ideia da importância da prevenção. Depois que eu conheci o trabalho desenvolvido pelo SERIPA V, minha visão mudou. Hoje, sou divulgador dos propósitos e princípios da prevenção no curso da Escola Técnica de Agricultura. Nosso trabalho alerta sobre a toxidade dos agrotóxicos vinculados aos tipos de aplicação aérea”, afirmou Sílvio.
 
A Gerente Administrativa do Aeroclube de Londrina, Gisele Monteiro, falou de sua gratidão e reforçou o compromisso com a prevenção. “É uma honra receber esse prêmio, que significa o reconhecimento de um trabalho voltado para a Segurança de Voo. A prevenção é o principal aspecto na formação de um aviador, e por isso, nossa obrigação como elo SIPAER, é influenciar sobre a real importância da formação de uma cultura de segurança da aviação”, disse.

Enio de Cézere destacou a importância da segurança operacional. “Nossa responsabilidade é passar o conhecimento da prevenção para os jovens pilotos e incluí-os no SIPAER, pois dentro do sistema terão mais visibilidade e maior possibilidade de sedimentar a cultura de segurança da aviação.

Na oportunidade, o Suboficial André Luís Raimann, que atua na área de prevenção SERIPA V, também foi homenageado por ter sido escolhido o “Graduado Padrão 2015”. A escolha foi feita pela votação dos integrantes da organização que reconheceram o desempenho profissional e o trabalho em equipe do militar.

SERIPA V

O Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos tem por missão planejar, gerenciar e executar atividades de segurança de voo nos Estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Foi criado em 5 de janeiro de 2007 e é vinculado diretamente ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), localizado em Brasília.