CAPACITAÇÃO

Mulher conclui curso de inspeção em manutenção aeronáutica

Ela vai atuar em uma função anteriormente exclusiva de homens
Publicada em: 15/12/2015 13:52
Imprimir
Fonte: CECOMSAER

recebebimento certificado  S1 FREITASPela primeira vez, uma mulher vai assumir a função de inspetora auxiliar na Força Aérea Brasileira (FAB). A Segundo-Sargento Francieli Estéfani Robaert Neves da Silva está entre os 23 militares que concluíram o Curso de Inspetor de Manutenção Aeronáutica (CIMA). O encerramento ocorreu sexta-feira (11/12) no Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA), em Guarulhos (SP).

A Sargento Estéfani, da Especialidade de Eletricidade e Instrumentos, é do efetivo da Base Aérea de Santa Maria (BASM), no Rio Grande do Sul. Ingressou na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) na primeira turma mista do Curso de Formação de Sargentos (CFS) em 2002, formando-se no ano seguinte. Da EEAR, seguiu para a Academia da Força Aérea (AFA) para trabalhar diretamente na manutenção da aeronave T-27 Tucano.

Ela começou a atuar na BASM em 2008. Atualmente, trabalha como Auxiliar da Seção de Planejamento e Controle (PLC) do Esquadrão de Suprimento e Manutenção (ESM), junto ao projeto A-1 (AMX), no controle e registro de itens, diretivas técnicas e documentos relativos à movimentação da aeronave.Alunos Cima 2015  S1 FREITAS

Com a conclusão do curso, continuará atuando na mesma seção, porém, passará a exercer também a função de auxiliar do atual inspetor do projeto, podendo futuramente, de acordo com a necessidade do esquadrão, exercer integralmente a função de inspetor.

“Ao assumir a função de inspetora auxiliar, sinto aumentar minha responsabilidade ao me tornar um exemplo para outras profissionais da área. Acredito ainda que o fato de ser a primeira inspetora da Força Aérea implicará um novo processo de adaptação dos colegas em uma função até então não ocupada por mulheres”, ressalta a militar.