FORMATURA

Assista ao vídeo da formatura dos novos Aspirantes

Cadetes são declarados aspirantes a oficiais
Publicada em: 11/12/2015 13:06
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  Agência Força Aérea/Sgt JohnsonA vida do cadete é marcada pela disciplina, estudos acadêmicos e militares, e a dedicação à escolha de se tornar oficial de aviação, intendência ou infantaria da Força Aérea Brasileira (FAB). Declarados nessa sexta-feira (11/12) aspirantes a oficiais, 181 cadetes da Academia da Força Aérea (AFA) encerraram seu período de quatro anos de formação em cerimônia militar realizada em Pirassununga, interior de São Paulo.

A turma dos novos aspirantes é composta por 110 oficiais aviadores, 45 oficiais intendentes e 24 oficiais de infantaria da FAB e dois aviadores estrangeiros, do Peru, selecionados por seu país para realizar o curso na AFA a partir de um acordo de cooperação entre os países. Entre os formandos estão 22 mulheres, sendo 7 aviadoras e 15 intendentes.

Mesclada por diversos ritos simbólicos, que costumam emocionar o público presente, a cerimônia foi realizada no Pátio de Formaturas da Academia e foi presidida pelo Ministro da Defesa, Aldo Rebelo. Contou também com a presença de autoridades civis e militares, entre elas o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, e os Comandantes da Marinha e do Exército. “O dia de hoje marca a coroação do esforço, do estudo e da disciplina dos futuros oficiais da Força Aérea Brasileira. Parabéns aos novos aspirantes”, disse o Ministro da Defesa, durante seu discurso. O Comandante da Aeronáutica ressaltou o reconhecimento aos futuros oficiais. “É um grande privilegio poder me dirigir no dia de hoje aos futuros oficiais da FAB com a certeza de que este momento ficará marcado na vida de cada um. O Comando da Aeronáutica orgulha-se dessa conquista na vida dos 181 novos aspirantes”.

As aspirantes no término da formatura.  Agência Força Aérea/Sgt JohnsonDurante o evento os cadetes entregaram os espadins, que simboliza o fim da condição como cadete, e receberam da espada de oficial, que coroa a vitória dos jovens que se dedicaram a uma exigente rotina. Com a devolução dos espadins rompem-se os laços que até hoje ligavam os futuros oficiais à condição de cadetes do ar.

A cerimônia foi encerrada com o tradicional grito de guerra e uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça.

Saiba mais: A Academia da Força Aérea tem como missão formar Oficiais de Carreira da Aeronáutica dos Quadros de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria. O objetivo é desenvolver em cada cadete os atributos militares, intelectuais e profissionais, além dos padrões éticos, morais, cívicos e sociais, obtendo-se, ao final deste processo, oficiais em condições de se tornarem líderes de uma moderna Força Aérea.
Após declarado aspirante-a-oficial, o militar passa por um estágio de aproximadamente 28 semanas e, tendo concluído o período com sucesso, é promovido a oficial. O oficial, dentro das Forças Armadas, é o profissional com a responsabilidade de comando, direção e chefia. No futuro, são esses militares que deverão dirigir as mais diversas unidades da FAB.

Assista ao vídeo e confira como foi a formatura.