FORÇAS NO ESPORTE

Crianças participam de copa de orientação no RN

A competição, realizada na Base Aérea de Natal, reuniu 120 pessoas
Publicada em: 10/12/2015 14:20
Imprimir
Fonte: BANT

Cada grupo foi apoiado por coordenadoresMunidas de mapas e bússolas, 120 crianças se espalharam pela Base Aérea de Natal (BANT) em uma corrida em busca de pistas na I Copa PROFESP de Orientação do Rio Grande do Norte. O evento reuniu (05/12), na BANT, as equipes do Programa Forças no Esporte da própria Base Aérea, do Grupamento de Fuzileiros Navais, da Base Naval de Natal e da Rádio Ergoniométrica Naval de Natal (ERMN). O objetivo da atividade foi permitir a confraternização das equipes, além de estimular nas crianças e adolescentes, de 7 a 17 anos, o senso de responsabilidade, decisão e trabalho em equipe.

Segundo o coordenador do PROFESP-BANT, Major de Infantaria Fábio Silva Lopes, a corrida de orientação desenvolve habilidades necessárias ao amadurecimento das crianças e jovens.

“Uma das principais características da orientação é a tomada de decisão, como chegar a um ponto e decidir se a passagem dali para o próximo está correta, utilizando como ferramentas, bússola e carta, além de muita disciplina e de confiar realmente naquilo que ele aprendeu durante todo o ano”, explica o Major Silva Lopes.

Desenvolvido pelo Ministério da Defesa juntamente com outros órgãos federais, o Programa Forças no Esporte busca promover a integração social e o desenvolvimento humano por meio da prática esportiva. Todas as categorias foram premiadas

As provas foram divididas em cinco categorias: duplas de 7 a 10 anos; individual de 11 a 14 anos, masculino e feminino; individual de 15 a 17 anos, masculino e feminino. Na prova infantil, ao invés das pistas de orientação, foram colocados problemas de matemática a serem solucionados.

“Resolver aquelas contas foi o mais difícil, mas a corrida é divertida e compensa”, afirmaram Paulo, de 8 anos, e Flávia, de 7 anos, ambos do PROFESP-BANT.

Já no resultado geral entre os atletas de 11 a 17 anos os participantes da ERMN se destacaram, vencendo 10 das 15 provas, sendo seguidos pela BANT, que venceu 4 provas.

“A corrida de orientação é um esporte de aventura novo, em que nossos atletas têm se saído muito bem, conseguindo tempos bastante competitivos, agregando bom desempenho tanto na corrida quanto na orientação. Para o próximo ano acredito que alguns deles terão condições de buscar vitórias nos torneios nacionais”, avaliou o Comandante da ERMN, Capitão-de-Corveta Rodrigo da Silva Ribeiro.

Comandantes tiram foto com os participantesEncerramento do ano letivo - Clube, brincadeiras, recreação, piscina, muito sol e diversão. É assim que as 300 crianças e jovens do PROFESP encerram o ano letivo de 2015 no PROFESP da BANT, em um evento realizado no Clube Albatroz, durante todo a terça-feira (08/12). Funcionando como uma prévia para as férias escolares, o evento visa celebrar as atividades promovidas durante o ano e proporcionar mais uma oportunidade de interação e entretenimento entre os participantes.

O PROFESP BANT é realizado desde 2009 na unidade e, atualmente, beneficia 300 crianças e adolescentes, de 7 a 17 anos, de seis escolas da rede pública de ensino de Parnamirim. Os participantes desenvolvem atividades esportivas, além de reforço escolar, na Base Aérea de Natal, durante o contra-turno escolar e recebem alimentação, uniforme e transporte.

 

imagens/original/27183/dsc_0634.jpg