MEIO AMBIENTE

CLBI promove coleta de lixo e conscientização ambiental na Rota do Sol

11 metros cúbicos de resíduos foram recolhidos em 4 quilômetros. Mais duas coletas estão programadas para dezembro
Publicada em: 07/12/2015 15:20
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  SCS/CLBIMilitares e servidores civis do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) realizaram na quinta-feira (03/12), em Natal (RN), uma ação de coleta de lixo às margens da Rota do Sol, importante avenida na costa potiguar. Essa foi a primeira etapa do projeto “Dezembro Consciente”, dividido em várias ações que visam a preservação do meio ambiente e também a conscientização da comunidade local e dos turistas.

Nessa primeira etapa, a coleta foi feita na metade da via expressa, que tem extensão de oito quilômetros e por onde passam muitos turistas em direção ao litoral. Onze metros cúbicos de resíduos já foram recolhidos.

A próxima ação será realizada na quinta-feira (10/12), com a coleta nos quatro quilômetros restantes da via. “Amanhã, terça-feira (dia 08), faremos também o recolhimento de lixo na orla marítima do CLBI. Esta ação é mais interna, com objetivo principal de preservação”, conta o coordenador da iniciativa, Capitão Elio Cesar da Silva Fonseca.

11 metros cúbicos de lixo foram recolhidos em 4 quilômetros  SCS/CLBI No dia 15, o CLBI realiza o principal evento do “Dezembro Consciente”: no Centro de Cultura Espacial e Informações Turísticas, o lixo recolhido será exposto para chamar atenção e sensibilizar as pessoas. No dia, também haverá distribuição de sacos de lixo para se deixar no interior dos veículos.

O Capitão Elio ressalta que todas as coletas são seletivas e após a exposição tudo seguirá no ciclo adequado para reciclagem. “Todo o material é separado: metal, plástico, papel e vidro. E depois será encaminhado a cooperativas de reciclagem cadastradas para ter o destino correto”, explica.

O “Dezembro Consciente”, que já estava planejado em comemoração aos 50 anos do primeiro lançamento de engenho espacial realizado pelo CLBI, coincidiu com um período em que várias outras ações estão sendo realizadas para prevenir a proliferação do mosquito Aedes Aegypt, transmissor do zica vírus, da dengue e da febre chikungunya. “Além da preservação ambiental e conscientização, também estamos prestando um serviço público em relação a essa questão dos mosquitos”, finaliza o Capitão.

Certificação – As ações do “Dezembro Consciente” ratificam a certificação alcançada em novembro deste ano pelo CLBI. O Centro conquistou o ISO 14.001, norma para sistema de gestão ambiental, registrando o comprometimento e a excelência nas ações de gestão ambiental.

Em dezembro de 2014, o CLBI já havia recebido o Prêmio Qualidade Brasil, que distingue empresas, instituições e prestadoras de serviços que se destacaram na implementação de sistemas de gestão voltados para a norma ISO 9001. Dentre os premiados, apenas três foram instituições públicas e foi a primeira vez que a FAB recebeu o prêmio.

Saiba mais sobre as ações do CLBI voltadas à preservação ambiental, clicando aqui.

 

imagens/original/27155/clbi4.jpg
imagens/original/27155/clbi6.jpg