SOCIAL

Estudantes fluminenses assistem a treinamento da FAB

Aeronaves H-34 e C-95 quebraram a rotina de escolas no litoral fluminense
Publicada em: 02/12/2015 16:16
Imprimir
Fonte: III COMAR

Alunos assistem à treinamento da FAB  Sgt Rocha / III COMARA rotina dos alunos da Escola Municipal Gustavo Campos da Silveira, em Saquarema (RJ), foi bem diferente nos das 25 e 26 de novembro. Bem ao lado da escola, aeronaves C-95 Bandeirante e H-34 Super Puma da Força Aérea Brasileira (FAB), além de uma tropa de Infantaria da Aeronáutica, realizaram um exercício de preparação para ação em situações de desastres e para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos 2016.

Enquanto o avião fez sobrevoos na área, o helicóptero pousou na comunidade, e atraiu a curiosidade das crianças e adolescentes. Os olhares curiosos e surpresos de cerca de 300 alunos não deixaram escapar um momento sequer dos exercícios desenvolvidos pelos militares. Para a diretora da Escola, Maria Fátima Gomes Monteiro, foi uma excelente oportunidade para discutir com os alunos os valores como confiança e responsabilidade. "Os alunos perguntaram como os militares que desciam de rapel sabiam que a aeronave não iria abandoná-los. Expliquei que confiança e responsabilidade são valores exercidos constantemente por militares das Forças Armadas, por isso, o militar que estava descendo de rapel tinha confiança no comandante da aeronave, bem como o piloto tinha a responsabilidade de manter a segurança do voo”, afirmou.Alunos conheceram aeronaves da FAB  Sgt Rocha / III COMAR

Para a diretora, uma boa aula vai além da imaginação. “É preciso se trabalhar a base para uma educação de qualidade. E para isso, eu preciso que o ensino não fique apenas na sala de aula, como se fosse virtual. Eles se sentem muito mais motivados quando estão vivendo a experiência”, explicou. Os alunos aproveitaram para tirar fotos com o helicóptero e conversaram com os militares envolvidos no exercício.

No dia 26, os alunos do 9º ano da Escola Municipal Gustavo Campos da Silveira e da Escola Municipal Orgé Ferreira dos Santos assistiram à palestra “Formas de Ingresso na Força Aérea Brasileira”, ministrada pelo Sargento Rodrigo da Rocha Rodrigues. Os alunos tiraram diversas dúvidas, como idade limite e rotina seguida pelos alunos durante o curso.

Os jovens também passaram a seguir os perfis oficiais da FAB nas redes sociais para acompanhar os períodos de inscrição.

Alunos entraram nas aeronaves  Sgt Rocha / III COMARExercício aeroterrestre - Entre as atividades treinadas, um avião C-95 do Esquadrão Pioneiro (3° ETA) foi utilizado para realizar o lançamento de fardos, tendo como objetivo o treinamento para situações em que não existe possibilidade de se chegar até uma região atingida por desastre natural por via terrestre. Já o helicóptero H-34 Super Puma, do Esquadrão Puma (3º/8º GAV), participou do treinamento com rapel utilizando técnicas de salvamento.

Além das atividades aéreas, militares do Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial dos Afonsos (BINFAE-AF) atuaram nas vias de Saquarema fazendo posto de bloqueio e controle das vias urbanas e na segurança e defesa do aeródromo durante os dias do exercício operacional. As atividades foram coordenadas pelo Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR).