COOPERAÇÃO

FAB capacita bombeiros para atuar em aeroportos

Cursos são fruto de cooperação entre FAB e Secretaria de Aviação Civil
Publicado: 02/12/2015 08:06
Imprimir
Fonte: BINFAE-CO

  CB SGS JAMERSONPor meio de cooperação entre a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC PR) e a Diretoria de Engenharia da Aeronáutica (DIRENG), a Força Aérea Brasileira (FAB) está capacitando bombeiros civis e voluntários para atuação em aeródromos. A expectativa é que cerca de 240 bombeiros sejam treinados nos Estados do Rio Grande do Sul, Goiás, Minas Gerais e Amazonas. Os cursos serão realizados no Batalhão de Infantaria da Aeronáutica de Canoas (BINFAE-CO), na Base Aérea de Anápolis (BAAN), no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA LS) e na Base Aérea de Manaus (BAMN).

“Após a formação, o bombeiro volta para o seu local de origem capacitado para atuar em casos de combate a incêndios em aeródromos e também no resgate de feridos na situação de acidente aeronáutico”, explica o coordenador do curso no BINFAE-CO, Tenente de Infantaria Arthur Hendzel Condado.

Em Canoas (RS), o curso  para integrantes do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Corpo de Bombeiros Voluntários do Sul (Voluntersul) começou no dia 23 de novembro. As aulas são dadas por militares do BINFAE-CO e da Base Aérea de Santa Maria (BASM), além de uma representante técnica da SAC PR e de um militar do Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA).  CB SGS JAMERSON

A duração é de quatro semanas e os alunos têm instruções sobre atendimento pré hospitalar, conhecimento de aeronaves, especificidade de aeródromos, agentes extintores, legislações específicas, além de combate e prevenção de incêndios. Eles terão ainda uma instrução prática avaliada de combate e extinção de incêndio, a ser realizada no Aeroporto Internacional Salgado Filho, sediado em Porto Alegre.