ENSINO

FAB forma 564 novos sargentos em Guaratinguetá

Militares de 23 especialidades farão parte do efetivo de organizações da FAB pelo País
Publicada em: 27/11/2015 13:39
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

Sargentos irão trabalhar em todo o País  Sgt Johnson Barros / Agência Força AéreaA Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP), realizou nesta sexta-feira (27/11) a solenidade de formatura de três turmas de sargentos, totalizando 564 formandos.

A cerimônia marcou o encerramento da formação da 241ª Turma do Curso de Formação de Sargentos (CFS), da 25ª Turma do Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS) e da 3ª Turma do Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento – Modalidade Especial (EAGS-ME).

Novos sargentos se despedem da EEAR  Sgt Johnson Barros / Agência Força AéreaPara o primeiro colocado do estágio do EAGS-ME, Sargento Antonio Gleuson de Souza Marques, a felicidade é o sentimento principal ao concluir o curso. "Estou muito honrado de poder dar essa alegria para minha família. Ainda mais porque meus pais têm pouca instrução e foi muito difícil chegar até aqui", conta o militar, que saiu do interior do Pará em busca da profissão. "Estou muito feliz em servir ao meu País", completa.

Do total de 23 especialidades dos formandos, duas se destacam por terem, pela primeira vez, mulheres em suas turmas: Eletromecânica e Bombeiro de Aeronáutica.

“Não houve diferenciação nenhuma entre as alunas e os colegas. Elas absorveram muito bem os conhecimentos. Mesmo o que poderia ser problema, como movimentar uma peça mais
pesada, não representou obstáculo para nenhuma delas”, explica o Sargento Alan Kardec Reis Leal, um dos instrutores da especialidade de Eletromecânica.

Militares recebem divisas de Terceiro-Sargento  Sgt Johnson Barros / Agência Força AéreaA duração de cada curso ou estágio varia: o CFS oferece instruções nos campos geral, militar e técnico-especializado durante dois anos. Já EAGS dura seis meses e o EAGS-ME dura um ano. Nestes dois casos, os alunos já devem ter formação técnica antes de ingresar na Aeronáutica.

Para o Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Omar Juan Wara, a formatura representa mais uma missão cumprida. "A Escola veste-se de festa neste momento em que entregamos mais de 500 novos sargentos à Força Aérea Brasileira", ressalta. A solenidade foi presidida pelo Ministro da Defesa, Aldo Rebelo, e contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato.

Saiba como ser sargento especialista da FAB: www.eear.aer.mil.br

Veja na reportagem como foi a solenidade e a emoção dos novos sargentos e suas famílias: