SAÚDE

Hospital de Força Aérea de Brasília realiza campanha Novembro Azul

Série de ações motivaram a realização do exame de próstata
Publicada em: 29/11/2015 08:00
Imprimir
Fonte: HFAB

HFAB participa do Novembro Azul  Sgt MeloO Hospital de Força Aérea de Brasília (HFAB) realizou, na quinta-feira (26/11), atividades voltadas para a Campanha de Prevenção ao Câncer de Próstata. Motivada pela ação Novembro Azul, foram promovidas orientações sobre a prevenção da saúde masculina, direcionada a militares e civis do efetivo das unidades militares sediadas na capital federal.

Durante a programação, foi realizada uma palestra com o Capitão Álvaro Antônio Canuto, urologista do HFAB, que alertou sobre a importância do diagnóstico precoce, que pode ajudar a aumentar as chances de cura. “Precisamos atentar que o câncer de próstata é silencioso. O fato de não haver sintomas não exclui a possibilidade de se estar com a doença”, declara. Segundo o capitão, somente em casos mais avançados os sinais são percebidos através de infecções urinárias ou outros problemas de saúde.

Também foram promovidas dinâmicas de grupo, sorteio de brindes e ginástica laboral, organizada pela Clínica de Fisioterapia do HFAB. “Praticar exercícios regularmente é um dos grandes fatores de prevenção do câncer de próstata”, disse a Tenente Lílian Aparecida dos Santos, fisioterapeuta do HFAB.

A campanha também possibilitou que militares e dependentes pudessem agendar consultas com urologistas da unidade e marcar exames. Os exames mais comuns são o toque retal e o de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico), para localizar o tumor. Homens com histórico familiar da doença devem ficar atentos e procurar orientação com urologista para realização do exame.