ENSINO

EEAR forma primeiras mulheres em eletromecânica e bombeiros

Mais de 500 novos sargentos da FAB concluem curso nesta sexta-feira (27/11)
Publicada em: 26/11/2015 14:30
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea


  Sargento Jonhson/CECOMSAERElas são pioneiras em suas especialidades e estão prestes a passar pelo momento mais aguardado em dois anos. As alunas Fabiana do Nascimento Ferraz e Luiza Martins Mathias se formam na próxima sexta-feira (27/11) na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR). As duas são das primeiras turmas que abriram vagas para mulheres especialistas em Eletromecânica e Bombeiro.

As dificuldades não foram obstáculos suficientes para que Fabiana desistisse do sonho de ser sargento da Força Aérea Brasileira (FAB). Ela fez três anos de curso preparatório antes de conseguir passar no concurso. Para isso, viajava 45 quilômetros todos os dias, voltava para casa tarde da noite e no dia seguinte ainda precisava trabalhar. “Muita gente dizia que eu não ia conseguir, mas não me importava. Lutei muito para isso e vai ser uma felicidade muito grande colocar a divisa de terceiro sargento”, conta Fabiana. “O que mais me motivou foi dar orgulho à minha família”, completa.

  Sargento Jonhson/CECOMSAER
Luiza é uma das formandas da turma de Bombeiros e também enfrentou desafios para chegar até os momentos finais de curso. Segundo ela, a especialidade tão comumente ligada ao universo masculino foi a escolha certa. “Estava entre minhas primeiras opções, eu queria algo mais operacional, não gosto muito de ficar parada”, explica.

As expectativas das duas, assim como dos demais 560 alunos que se formam na próxima sexta, agora estão voltadas para o momento da cerimônia, o encontro com a família e para o que a carreira vai trazer. Mas elas se emocionam ao falar dos anos que passaram na Escola. “É uma mistura de sentimentos: ansiedade, alegria, medo, curiosidade. Daqui vamos levar, além do conhecimento profissional, os ensinamentos sobre hierarquia e disciplina muito fortes e as amizades que vão ficar para sempre”, conclui Luiza. Conheça como é a rotina dos alunos da EEAR.

  Sargento Jonhson/CECOMSAERMulheres na FAB - Desde 2003, houve um aumento de 277% da participação feminina na Força Aérea Brasileira. Hoje são mais de 10 mil mulheres na FAB, o equivalente a 14,55% do efetivo de militares. Para se ter uma ideia, dos Terceiros-Sargentos formados na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) nos últimos sete anos 5.739 são homens e 3.057, mulheres. Saiba mais sobre o ingresso e a participação das mulheres na FAB aqui.

Solenidade - A formatura da 241ª Turma do Curso de Formação de Sargentos (CFS), da 25ª Turma do Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS) e da 3ª Turma do Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento – Modalidade Especial (EAGS-ME) será realizada na sexta-feira (27/11), a partir das 10h30, na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP).

Assista, no vídeo abaixo, aos depoimentos das alunas Fabiana e Luiza sobre as expectativas após a formatura: