OPERACIONAL

FAB ajuda no combate às chamas na Chapada Diamantina (BA)

Uma aeronave será empregada no incêndio, podendo levar até 12 mil litros de água
Publicada em: 17/11/2015 15:26
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  No início da tarde desta terça-feira (17/11), uma aeronave C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou da Base Aérea de Brasília (BABR) rumo ao município de Lençóis, na Bahia. O avião leva 20 toneladas de material de apoio para o combate ao incêndio na Chapada Diamantina. Cerca de 20 militares vão dar suporte à missão.

No carregamento estão compressor, piscinas, empilhadeira e fonte de força, além de material que dá suporte ao sistema chamado MAFFS, do inglês Modular Airborne Fire Fighting System. O equipamento é composto por cinco tanques de água, dois tubos que se projetam pela porta traseira do C-130 e pode levar até 12 mil litros de água.

Um segundo Hércules com o sistema MAFFS instalado será empregado no combate às chamas na área de preservação ambiental. Também foi engajado um helicóptero H-34 Super Puma para apoiar a missão com o transporte de brigadistas até pontos de difícil acesso da Chapada. A estimativa é que o trabalho de colaboração da FAB inicie nas próximas horas.

Assista ao vídeo e veja como é feita uma operação de combate a incêndios pela aeronave C-130 Hércules: