PARCERIA

ITA fecha acordo com prefeitura de São José dos Campos para capacitação de professores

O acordo prevê o uso de novas tecnologias em educação na rede municipal de ensino
Publicada em: 17/11/2015 11:40
Imprimir
Fonte: ITA

  O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a Prefeitura de São José dos Campos assinaram um memorando de entendimento na última sexta-feira (13/11). O acordo prevê a capacitação de professores e gestores da rede municipal de ensino básico, no uso de novas tecnologias em educação. A assinatura contou com a presença do Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, além de professores e gestores da rede municipal de ensino.

O instrumento prevê a realização de cursos de extensão e de pós-graduação lato sensu ministrados por professores do ITA, na sede da instituição e no Laboratório de Educação Digital e Interativa (LEDI), do Programa Escola Interativa, da Prefeitura. Os cursos são dirigidos a professores efetivos e gestores da Rede Municipal de Educação Básica.

O Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em seu discurso fez uma retomada histórica, lembrando o Patrono da Engenharia da Aeronáutica Marechal Casimiro Montenegro Filho, que acreditava no progresso por meio da educação, idealizando o ITA para o desenvolvimento da cadeia produtiva aeronáutica. Mercadante enalteceu o Instituto como referência na área da educação e sobre a importância da parceria para a sociedade. "Este é o espírito do Montenegro, pensar a educação com vistas ao futuro", disse.

Antes da cerimônia de assinatura do Memorando, o Ministro da Educação visitou o canteiro de obras do novo Prédio da Divisão de Ciências Fundamentais do ITA, que está sendo construído com recursos do MEC.

A parceria entre o ITA e o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) com a Prefeitura de São José dos Campos nasceu há mais de 65 anos, quando o Município cedeu o terreno para a implantação do complexo de ciência tecnologia do Comando da Aeronáutica. Desde então, essa parceria cresceu e se intensificou nos últimos anos, por exemplo, em atividades ligadas ao Parque Tecnológico.

A Prefeitura contribui com o CASDVest, iniciativa de alunos voluntários do ITA que ministram aulas preparatórias para o vestibular a alunos de famílias de baixa renda de São José dos Campos e regiões vizinhas. Para o reitor do ITA, professor doutor Fernando Toshinori Sakane, a integração entre as instituições traz novos benefícios. "A atual parceria inova pelo seu caráter social, já que as anteriores tinham foco na área tecnológica e industrial e, agora, poderemos contribuir na área da educação básica".

Rede Municipal

A rede municipal de ensino de São José dos Campos conta com aproximadamente 61.700 alunos e cerca de 3.800 professores. São 46 escolas de Ensino Fundamental e 103 de Educação Infantil (74 de administração direta e 20 conveniadas).

ITA
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica é uma instituição universitária pública, ligada ao Comando da Aeronáutica (COMAER). Está localizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, em São José dos Campos. É especializado nas áreas de ciência e tecnologia no Setor Aeroespacial. Criado em 1950, o ITA é considerado um centro de referência no ensino de Engenharia.