SOLIDARIEDADE

Hospital Central da Aeronáutica no RJ realiza dia especial de doação de sangue

A atividade é uma alusão ao Dia do Doador Voluntário de Sangue
Publicada em: 22/11/2015 08:06
Imprimir
Fonte: HCA

  Na próxima terça-feira (24/11), o Hospital Central da Aeronáutica (HCA), localizado no Rio de Janeiro, sedia uma campanha especial de coleta de sangue. Com o tema “Nesta calçada, a estrela é o doador”, o HCA - com apoio da equipe de Hemoterapia do Hospital de Aeronáutica dos Afonsos (HAAF) - realizará uma coleta alusiva ao Dia do Doador Voluntário de Sangue, celebrado no dia 25 de novembro.

Cada doador pode ajudar até outras três pessoas, além de manter o estoque do banco de sangue com níveis adequados para realização de procedimentos.

O HCA realiza regularmente, na última terça-feira de cada mês, sua campanha de doação de sangue, cujos hemoderivados são utilizados no tratamento de pacientes dos Hospitais de Aeronáutica do Rio de Janeiro.

Para ser doador, deve ter entre 18 e 68 anos, não estar em gestação ou amamentando, pesar mais de 50 kg, não ser usuário de drogas ou ter comportamento de risco ou infecções. Não é necessário estar em jejum, basta fazer uma alimentação leve, sem gorduras e ingestão de bebidas alcoólicas até 24h antes da doação.

Destaca-se que o intervalo entre as doações é de três meses para as mulheres e dois meses para os homens.

Campanhas pela saúde

No dia 12 de novembro, o HCA realizou a Campanha de Prevenção e Combate ao Diabetes. Dos 178 usuários que aferiram a glicose sanguínea, 75 apresentaram resultados acima do desejável (100 mg/dl), recebendo orientação adicional das equipes presentes. Além disso, 28 foram encaminhados a consultas médicas e dois direcionados à emergência. Realizada na recepção do edifício dos ambulatórios, a campanha foi coordenada pela equipe de Enfermagem e teve a colaboração da Atenção Farmacêutica e Nutrição.

Serviço:

Doação de sangue

Data: 24 de novembro

Local: HCA - Rua Barão de Itapajipe, 167 - Rio Comprido, Rio de Janeiro (RJ)