UNITAS

FAB treinou na República Tcheca antes do exercício com EUA

Pilotos brasileiros participam de treinamentos internacionais para ganharem experiências
Publicada em: 16/11/2015 11:49
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  Até o dia 22, caças da Força Aérea Brasileira (FAB) vão enfrentar aeronaves da Marinha dos Estados Unidos (US Navy) em combates aéreos simulados durante o exercício UNITAS. E a expectativa dos brasileiros é mostrar que estão atualizados nas táticas da guerra aérea moderna.

Quinze dos pilotos da FAB que estão em ação sobre o Oceano Atlântico voltaram no dia 6 da República Tcheca, onde participaram de um treinamento em um simulador tático de combate. O país localizado no leste europeu é membro da Organização Tratado do Atlântico Norte (OTAN) desde 1999. "Só por esse fato já os credencia como uma Força Aérea respeitável", elogia o Major Cássio Neto Gonçalves, militar da Terceira Força Aérea, unidade responsável pelo preparo dos esquadrões de caça e de reconhecimento da FAB.

  Durante cinco dias, os brasileiros tiveram acesso ao simulador tático para missões de combate além do alcance visual, conhecido pela sigla inglesa BVR, de Beyond Visual Range. O adestramento chegou ao ponto de haver cenários com até 20 aeronaves em enfrentamentos simultâneos. Quatro controladores de tráfego aéreo brasileiros também participaram, além de militares da República Tcheca.

"A gente está bem no contexto atual. Os conhecimentos adquiridos foram disseminados e nossos exercícios, aqui no Brasil, estão em um nível semelhante", opina o Major Cássio. Em 2013 e 2014 foram realizados treinamentos semelhantes na Suécia, que possuem simuladores táticos similares. Nesse mesmo período, também aconteceram os exercícios Cruzex Flight e Salitre III, ambos com a participação de pilotos e aeronaves brasileiros.