HOMENAGEM

Esquadrão Adelphi homenageia Brigadeiro Nero Moura em celebração a aniversário

Evento realizado na Base Aérea de Santa Cruz contou a presença dos veteranos de guerra
Publicada em: 18/11/2015 08:51
Imprimir
Fonte: 1º/16º GAV

    O Esquadrão Adelphi (1º/16º GAV), localizado na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), completou 27 anos no dia sete de novembro. Em comemoração a data, a unidade realizou o descerramento de um busto em homenagem ao Brigadeiro do Ar Nero Moura, Patrono da Aviação de Caça Brasileira. O evento contou a presença dos veteranos de guerra Major Especialista João Rodrigues Filho e Capitão Especialista Osias Machado da Silva, além dos familiares dos Brigadeiros Nero Moura, Assis e Moreira Lima, todos combatentes da Segunda Guerra Mundial.

Após o descerramento foi realizada a cerimônia militar alusiva ao aniversário de criação do Esquadrão Adelphi. A solenidade foi presidida pelo Chefe de Logística do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar Antônio Carlos Moretti Bermudez, e contou com a presença de ex-comandantes e autoridades civis e militares.Cerimônia Militar  3S BFT Marllon

Durante a formatura foram entregues diplomas de Destaques Logístico e Operacional, tempo de serviço em Unidade da Aviação de Caça e a premiação de Graduado e Praça Padrão. Pela primeira vez, os militares da unidade aérea entoaram a Canção do Esquadrão Adelphi, de autoria do Tenente-Coronel Hélio Rodrigues Costa e do Suboficial William Cerqueira de Araújo, com arranjo dos Sargentos Músicos Alcino Tavares da Silva e Rafael Bezerra de Souza.

Desenvolvido pelo Brasil em parceria com a Itália, o caça A-1 entrou em operação na FAB em 1989. Em setembro de 2013, o Esquadrão Adelphi recebeu o primeiro avião modernizado com radar multimodo, novos sistemas de navegação e mira, novos equipamentos para enganar os sistemas de guiagem de mísseis inimigos e uma cabine mais moderna, entre outras modificações.

Cerimônia Militar  3S BFT MarllonPatrono da Avião de Caça

O Brigadeiro Nero Moura nasceu na cidade de Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul, no dia 30 de janeiro de 1910. Foi o primeiro comandante do 1º Grupo de Aviação de Caça, enviado para atuar na Campanha da Itália em 1944. Voando aeronaves P-47D Thunderbolt, em pouco mais de sete meses de operações o Grupo, sob a liderança do então Major Nero Moura, realizou 445 missões distribuídas em 2.550 surtidas. Mesmo com as muitas preocupações do comando, o militar cumpriu a expressiva marca de 62 missões de guerra.

Em 31 de janeiro de 1951, foi empossado Ministro da Aeronáutica e em agosto do mesmo ano foi promovido a Brigadeiro do Ar. Faleceu no dia 17 de dezembro de 1994, na cidade do Rio de Janeiro. Em 17 de janeiro de 1995, foi oficialmente declarado Patrono da Aviação de Caça Brasileira.

Assista ao vídeo e veja os caças A-1 realizando reabastecimento em voo e lançamento de bombas: