SAÚDE

Hospital de Aeronáutica de Belém promove Curso de Capacitação em Evacuação Aeromédica

Foram realizadas aulas teóricas e práticas com simulações de transporte de doentes
Publicada em: 21/11/2015 08:57
Imprimir
Fonte: HABE

Instrução prática do CCEVAM  SCS HABEO Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE) promoveu, em novembro, a terceira edição do Curso de Capacitação em Evacuação Aeromédica (CCEVAM). O objetivo foi instruir profissionais do efetivo do HABE e de outras instituições parceiras a respeito do resgate aeromédico.

Idealizado e ministrado pelo Brigadeiro Médico Eduardo Serra Negra Camerini, vice-diretor de ensino do Hospital das Forças Armadas (HFA), o curso contou com a presença do médico e coordenador geral do SAMU-Belém, José Guataçara Corrêa Gabryel.

A parte teórica ocorreu no HABE, com instruções sobre os seguintes temas: origem do transporte aeromédico, fatores fisiológicos do paciente e planejamento da aeronave. Já a parte prática foi ministrada,   na Base Aérea de Belém (BABE), pelo Cabo Marcos Aurélio Gonçalves Ferreira, militar do Esquadrão Falcão (1º/8º GAV). Foi realizada, por meio de simulações, a capacitação prática dos militares para o correto embarque e transporte de pacientes em operações com o helicóptero H-36 Caracal e aeronaves de transporte. 

A turma era composta por 26 alunos Oficiais e Graduados do Quadro de Saúde da Aeronáutica, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, além de três civis. “É impressionante o quanto temos que estar atentos para situações na qual a vida e a morte estão realmente em um limite íntimo. O curso veio para alertar o cuidado que devemos ter com estes pacientes”, ressaltou o Tenente-Médico Luna, aluno do curso.