OPERAÇÃO CONJUNTA

Forças Armadas treinam interoperabilidade em exercício de guerra simulada

A atividade é desenvolvida simultaneamente pelas Escolas de Comando e Estado-Maior das três Forças Armadas
Publicada em: 10/11/2015 11:04
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

Forças Armadas treinam guerra simulada  Ministério da DefesaDuas nações vizinhas, Azul e Vermelho, disputam uma região estratégica. Esse é o cenário do Jogo de Guerra Simulada AZUVER, que reuniu por uma semana, no Rio de Janeiro, Majores e Tenentes-Coronéis das Escolas de Comando e Estado-Maior da Marinha, do Exército e da Força Aérea Brasileira. O objetivo foi capacitar os militares para o planejamento, a coordenação e o controle de operações militares conjuntas.

“O jogo testa conhecimentos muito importantes para o oficial. As habilidades aprendidas são posteriormente colocadas em prática nas operações e exercícios do Ministério da Defesa”, disse o General de Divisão César Augusto Nardi de Souza, Chefe da Subchefia de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa (MD).

Coordenado pelo MD, o exercício testa habilidades de planejamento e estratégia. “Além de compreender o processo de planejamento em todos os seus níveis, desde o tático até o operacional, o grande ganho é o conhecimento das particularidades da operação de cada uma das forças. Essa interação gera um conhecimento mais aprofundado, que possibilita entender as necessidades e as principais interações que o militar vai ter com as outras Forças”, afirma o coordenador do exercício, Coronel Luis Renato de Freitas Pinto.

Guerra simulada

Todas as ações dos países Vermelho e Azul acontecem no computador. Na plataforma virtual, os militares visualizam um cenário com as condições de cada país, os equipamentos disponíveis para o conflito, localizações e alvos. A partir daí, planejam as missões utilizando elementos de loForças treinam interoperabilidade  ECEMARgística, estratégia e inteligência.

“Esse exercício caracteriza muito bem o emprego conjunto das três Forças Armadas pretendido pelo Ministério da Defesa”, conta o Major Daniel Guimarães Fernandes, aluno da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).

Todas as informações geradas são inseridas na máquina de simulação. Os resultados são arbitrados por um Grupo de Controle e publicados para que os oficiais avaliem o desempenho do seu país, de acordo com o que foi planejado. As simulações buscam a maior precisão possível, para que os resultados sejam os mais próximos da realidade.

O mais importante nesse exercício é que cada força conheça e se adapte à velocidade do ciclo de processos das demais”, afirma o Tenente-Coronel José Henrique Kaipper, aluno da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR).