AJUDA HUMANITÁRIA

FAB transporta coração para transplante no DF

Órgão foi captado em Uberlândia (MG)
Publicada em: 04/11/2015 15:31
Imprimir
Fonte: 6º ETA/Agência Força Aérea

Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) transportou na manhã desta quarta-feira (04/11) um coração da cidade de Uberlândia (MG) para Brasília (DF). O órgão foi transplantado em um homem de 58 anos, residente em Planaltina do Goiás (GO), com miocardiopatia isquêmica - fraqueza no músculo do coração devido a entrega de oxigênio inadequada para o miocárdio. 

O avião C-95 Bandeirante, do Esquadrão Guará (6º Esquadrão de Transporte Aéreo), decolou da Base Aérea de Brasília (BABR) às 7 horas da manhã. O órgão foi captado em Uberlândia e retornou à capital federal às 10h55. 

"Fomos acionados ontem (03/11), por volta das 23h30, para esta missão. E já às 6 da manhã estávamos preparando a aeronave. Uma  enfermeira também foi a bordo para realizar a captação", explica o Tenente Vitor Moisés Kawka, um dos pilotos da aeronave. 

Da BABR o coração seguiu para o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) a bordo do helicóptero do Detran-DF.

"Já fiz outras missões dessa natureza e é sempre muito gratificante saber que estamos ajudando a salvar a vida de uma pessoa", afirma o tenente Kawka.