DIA DO AVIADOR

Entrega de medalhas e palestras marcam comemoração no exterior

Eventos foram realizado no Peru e nos Estados Unidos
Publicada em: 28/10/2015 07:00
Imprimir
Fonte: Adidância Peru/JID

Em comemoração ao dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB), vários eventos foram realizados, no dia 23 de outubro, no exterior. Entrega de medalhas, como a Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA), e palestras marcaram a data.

Peru - Foram entregues as Medalhas da Ordem do Mérito Aeronáutico, Santos Dumont e Bartolomeu de Gusmão, além do título de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira. O evento, presidido pelo Embaixador do Brasil no Peru, Marcos Raposo Lopes, homenageou nove agraciados e contou com a presença de várias autoridades civis e militares.

No evento, o Adido Aeronáutico, Coronel Aviador Carlos Alberto Tavares Pereira, destacou o exemplo, a genialidade e a persistência de Alberto Santos Dumont para a conquista da terceira dimensão. Na ocasião foram agraciados com a Ordem do Mérito Aeronáutico o Teniente General Julio Cesar Valdez Pomareda, Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Peruana (FAP); o Coronel José Roberto Soares Paes, Adido do Exército Brasileiro; e o Suboficial Eliézer Nogueira Alves, Auxiliar do Adido Aeronáutico.

“Após quase 35 anos de serviço, receber a OMA é a certeza de ter realizado as coisas de maneira correta para o engrandecimento da Força Aérea e do País. Minha familia está muito feliz e orgulhosa, assim como meus amigos do Esquadrão Pelicano, Unidade onde passei a maior parte de minha vida na caserna. É um privilégio indescritível”, celebrou o Suboficial Eliézer.

Receberam a Santos Dumont o Mayor General Percy Muñoz Bringas, Diretor da Escola Superior de Guerra Aérea da FAP; e o Coronel Luís Fernando Brignardello Aguirre, Oficial de Ligação e Protocolo da FAP.

“Esta condecoração estreita ainda mais os laços de amizade e cooperação entre as nossas Forças Aéreas”, afirmou o Coronel Brignardello.

Já a Medalha Bartolomeu de Gusmão foi entregue ao Técnico 1ª FAP José Luís Condor Güere, e ao Técnico 2ª FAP Segundo Ezequiel Campos Carrera. Como Membro Honorário da Força Aérea Brasileira foram agraciados o Segundo Secretário Joaquim Aurélio Correia de Araújo Neto e Gisela Gamarra Briceño.

Estados Unidos - A Secretaria da Junta Interamericana de Defesa, dirigida pelo Major-Brigadeiro do Ar Mauricio Ribeiro Gonçalves, promoveu um ciclo de palestras para marcar a data. O evento contou com a presença de militares e civis da Junta Interamericana de Defesa, do Colégio Interamericano de Defesa, da Adidância de Defesa e Aeronáutica nos Estados Unidos, da Representação Brasileira na Junta Interamericana de Defesa, da Comissão Aeronáutica Brasileira em Washington, bem como de Adidos Aeronáuticos de outros países membros da Junta Interamericana de Defesa.

As palestras foram proferidas por oficiais convidados, da Força Aérea Brasileira e do Exército Brasileiro, que discorreram sobre o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro; Comissão de Aeroportos da Região Amazônica; e Missão Humanitária.