DEFESA

General Joaquim Silva e Luna é o novo secretário-geral do Ministério da Defesa

Nomeação do oficial-general foi publicada no Diário Oficial da União na segunda-feira (26/10)
Publicada em: 27/10/2015 09:30
Imprimir
Fonte: Ministério da Defesa

  O Ministério da Defesa (MD) já conta com novo secretário-geral. Trata-se do General de Exército Joaquim Silva e Luna. A nomeação do oficial-general consta no Diário Oficial da União desta segunda-feira (26).

Na função, ele vai ter a responsabilidade de coordenar e planejar as atividades das demais áreas do órgão, bem como promover ação articulada com a vertente militar da Defesa, além de outras demandas. O general Silva e Luna ocupava o cargo de secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do MD desde abril de 2014.

Honrado pela indicação ao cargo, o novo secretário espera ser capaz “de entregar os melhores resultados ao próprio Ministério da Defesa, à Marinha do Brasil, ao Exército Brasileiro, à Força Aérea Brasileira e à sociedade brasileira”. Ainda de acordo com o general, suas experiências com planejamento estratégico, orçamento e gestão de projetos vão ajudá-lo na nova tarefa.

“Junto com toda minha equipe, [teremos] a missão de contribuir para que as Forças disponham dos meios necessários e adequados ao seu melhor preparo e emprego – singular e conjunto”, disse. E acrescentou: “O nosso desafio é a contínua sinergia, de forma institucionalizada, de esforços de civis e militares no trabalho, capaz de construir um futuro onde defesa, desenvolvimento e democracia sejam cada vez mais estruturantes do bem-estar do povo brasileiro”.

Currículo - Silva e Luna incorporou-se ao Exército em 10 de fevereiro de 1969, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Foi declarado aspirante a oficial de Engenharia em 16 de dezembro de 1972.

Possui pós-graduação em Política, Estratégia e Alta Administração do Exército e em Projetos e Análise de Sistemas; mestrado em Operações Militares e doutorado em Ciências Militares. O general tem, também, os cursos de Guerra na Selva e de Combate Básico das Forças de Defesa de Israel. Este último, realizado no Instituto Wintergate-Israel.

Já comandou a 16ª Brigada de Infantaria de Selva, foi chefe de gabinete do comandante do Exército e chefe do Estado-Maior do Exército. E, ainda, participou da Missão Militar Brasileira de Instrução no Paraguai.