OPERACIONAL

Radar e dispositivo termal de defesa antiaérea da FAB passam por avaliação operacional

Os equipamentos são submetidos a uma bateria de testes para aprimorar o emprego do material em situações de combate
Publicada em: 26/10/2015 08:17
Imprimir
Fonte: 2º GDAAE

AVAOP-NUIAOP-2GDAAE-3  2S SGS WILLIANO Núcleo do Instituto de Aplicações Operacionais (NuIAOp) realiza, até o dia 6 de novembro, a Avaliação Operacional (AVAOP) dos equipamentos RADAR SABER-M60 e do Dispositivo Termal de Pontaria MOWGLI 2M. A unidade está fazendo uma bateria de testes, analisando as capacidades reais, para aprimorar o emprego do material em situações de combate. A atividade ocorre em Manaus, desde o dia 14 de outubro, na sede do Segundo Grupo de Defesa Antiaérea (2º GDAAE).

“Esta é uma excelente oportunidade para que o NuIAOp utilize os dados produzidos pelas avaliações, transformando-os em conhecimentos favoráveis para posterior aperfeiçoamento da doutrina de emprego dentro da Força Aérea Brasileira”, explica o coordenador da avaliação, Major Daniel Ferreira Manso. AVAOP-NUIAOP-2GDAAE-4  2S SGS WILLIANDurante os testes, serão realizados voos em diversos perfis, altitudes, tanto pela manhã quanto à noite, para avaliar a capacidade operacional de detecção do Radar SABER e compreender as possibilidades e limitações do Imageador Termal.

Equipamentos - O SABER-M60 é um radar tridimensional, que incorpora tecnologias para detectar, simultaneamente, até 60 alvos que estejam sobrevoando a área vigiada. Feito com tecnologia exclusivamente nacional, pelo Centro Tecnológico do Exército Brasileiro em parceria com a empresa BRADAR, o mecanismo integra o sistema de controle e alerta dos Grupos de Defesa Antiaérea.

Já o Dispositivo Termal de Pontaria MOWGLI-2M, de origem russa, quando incorporado ao Sistema de Mísseis IGLA-S, permite que o atirador identifique seus alvos e possa empregar a Defesa Antiaérea no período noturno.

AVAOP-NUIAOP-2GDAAE-5  2S SGS WILLIANA reunião inicial de avaliação contou com a presença dos Comandantes da Base Aérea de Manaus (BAMN) e do Núcleo de Brigada de Defesa Antiaérea (NuBDAAE), além dos representantes das Unidades da Guarnição de Manaus, Esquadrão Harpia (7º/8º GAV), Esquadrão Pacau (1º/4º GAV), Esquadrão Arara (1º/9º GAV) e Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), que participam o processo de avaliação.