MÚSICA

Base Aérea de Fortaleza recebe 600 pessoas em concerto no Theatro José de Alencar

Entre os convidados estavam 17 crianças que visitaram um teatro e assistiram a uma orquestra pela 1ª vez
Publicada em: 16/10/2015 10:45
Imprimir
Fonte: BAFZ

Vista do palco com o SO Apolônio regendo  Suboficial Magda/BAFZ“Foi emocionante. Primeiro porque eu não conhecia o Theatro José de Alencar e a Banda de Música foi maravilhosa em todos os sentidos: orquestra, maestro, nota mil.” Assim, Lenita Ferreira da Silva, 62 anos, avaliou o concerto sinfônico da Banda da Base Aérea de Fortaleza (BAFZ).

O evento realizado na quarta-feira (15/10) reuniu 600 convidados no histórico teatro erguido em 1910. A apresentação musical integra a programação local em homenagem ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB), celebrados em 23 de outubro.

Sob a regência do Suboficial Músico José Adilson Apolônio da Silva, os 38 músicos iniciaram o concerto com a melodia sueca “How Great Thou Art”. Foi com ela que Elvis Presley ganhou seu primeiro Grammy Award em 1967.

A apresentação também  teve a participação especial de militares do Exército Brasileiro, do Colégio Piamarta, bem como do cantor Gerard Presley, que fez performance cover de Elvis Presley.  “É a terceira vez que me apresento com a Banda. Tenho uma alegria em participar deste evento com uma orquestra tão bonita, tão bem ensaiada”, afirmou Gerard.

Público presente  Suboficial Magda/BAFZDespertar musical - Para 17 crianças residentes em Pacajus, município distante cerca 50km de Fortaleza,  esta foi a primeira oportunidade de visitar o teatro e assistir a uma orquestra. De acordo com a orientadora social Silvia Maria de Paiva, da Associação Integrando e Construindo o Conhecimento (AICC), a participação das crianças no concerto foi o assunto na escola nesta quinta-feira. “Ficaram fotografando e gravando tudo. Eles se emocionaram muito. São crianças que moram em áreas de baixo IDH. São músicas que eles escutam, mas que eles não pensavam em ver em uma apresentação”, explica.

Este é o segundo ano que as crianças do projeto acompanham o concerto da BAFZ. Um dos projetos desenvolvidos pela Associação é chamado de “As Carolinas”, que incentiva a iniciação musical por meio da flauta doce.

Na avaliação da orientadora, a participação permite que as crianças tenham outra visão de mundo. “Temos que ser ponte para estas crianças. Elas têm nova perspectiva de vida. É um momento de afirmação, em que podem e devem estar inseridos numa cultura de paz”, explica.

Neste domingo (18/10), cerca de 120 crianças que participam de projetos da Associação visitarão os Portões Abertos da BAFZ.

imagens/original/26343/img_0873.jpg
imagens/original/26343/img_0881.jpg