DIA DO MÉDICO

Série de reportagens mostra as diversas funções de um médico da FAB

Em quatro matérias, você vai conhecer o trabalho dos médicos em unidades aéreas e a atuação em missões no interior do País
Publicada em: 18/10/2015 07:15
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  Neste domingo (18/10) é celebrado o Dia do Médico em todo o mundo. Para marcar a data, a Força Aérea Brasileira (FAB), que conta com cerca de 1.700 médicos em seu efetivo, mostra em várias reportagens como é o trabalho desses profissionais fundamentais para a instituição.

No conjunto de matérias, uma das histórias que você vai conhecer é a do Tenente Médico Waldyr Moyses de Oliveira Junior, que serve no Sétimo Serviço Regional de Saúde (SERSA-7), sediado em Manaus (AM). Como médico da FAB atuando na região amazônica, ele já participou de várias ações cívico-sociais, missões de transporte aeromédico e ajuda humanitária. Em poucas palavras, ele sintetiza seu sentimento e os atrativos da carreira que abraçou. “É uma possibilidade de desempenhar um trabalho onde você realmente sente na pele e no coração que está fazendo uma diferença enorme na vida das pessoas”, explica.

  Outro personagem da série de reportagens é o Tenente Médico Antonio Carlos Guimarães Novaes. O profissional é médico do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), também conhecido como Esquadrilha da Fumaça. Na unidade, ele acompanha a rotina dos pilotos e mecânicos de pista para mantê-los em condições de saúde para os treinamentos e demonstrações. O médico tem ainda a vantagem de acompanhar de perto o show aéreo da Fumaça em várias regiões do Brasil.

A série também conta a história do Tenente Médico César Cima, que trabalha na Base Aérea de Fortaleza (BAFZ), e que participou da missão Continuing Promise, onde ele embarcou no maior navio-hospital do mundo.

Já o Tenente Médico Felipe Domingues Lessa, do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR), sediado em Campo Grande (MS), define a característica da profissão que escolheu na instituição onde está há 12 anos. “O diferencial do médico militar é viver aquilo que você jamais viveria”, destaca.

Confira no vídeo a história do Tenente Lessa que foi contada em um dos episódios do "Valores da FAB":