OPERACIONAL

Estagiários do Esquadrão Joker aprimoram técnicas no A-29 Super Tucano

Curso de Especialização Operacional acontece na Base Aérea de Natal
Publicada em: 19/10/2015 11:30
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  Cabo Feitosa/ CECOMSAEROs 25 estagiários do Esquadrão Joker (2º/5º GAV) concluem, até o final do mês de novembro, a fase avançada do Curso de Especialização Operacional na Aviação de Caça (CEO-CA). Na atual etapa de formação, os futuros pilotos utilizam a aeronave A-29 Super Tucano como plataforma de emprego armado. A formação é coordenada pela Primeira Força Aérea (I FAE).

Os tenentes recebem instruções de emprego ar-solo, ar-ar, instruções de combate aéreo, escolta e reconhecimento armado, entre outras. A última etapa é o emprego de bomba real.

Além de uma jornada intensa de voos, diariamente acompanhada por instrutores, os estagiários pilotos dividem as atividades com os estudos. O objetivo é formar e entregar alas operacionais da aviação de caça aos três esquadrões do Terceiro Grupo de Aviação da FAB, sediados em Boa Vista (RR), Porto Velho (RO) e Campo Grande (MS).

  Cabo Feitosa/ CECOMSAERNa fase inicial, os futuros caçadores também fizeram instruções de formatura básica, com a participação de duas e quatro aeronaves, missões de voo por instrumento, voo noturno e formatura, totalizando ao final do curso mais de 100 horas de voo.

“Quando a gente chega aqui, o que a gente mais quer é terminar logo essa parte básica para começar a parte avançada, empregar armamento, fazer Navegação a Baixa Altura (NBA). Para isso é necessário muito preparo, técnica e dedicação”, argumenta o Segundo-Tenente Renan William Murta.

De acordo com o Comandante do Esquadrão Joker, Tenente-Coronel Rômulo Coutinho Lucas, os pilotos saem preparados para cumprir a missão da Aviação de Caça da FAB. “Aqui eles têm contato com todas as missões que vão desempenhar nos esquadrões operacionais. E, também, desenvolvem diversas habilidades, entre elas, o autocontrole e o autoconhecimento. Isso eles vão aplicar durante toda sua vida operacional”, acrescenta.

Acompanhe a rotina do Esquadrão: